Repórter News - reporternews.com.br
Alunos produzem coletânea de poesias sobre Mato Grosso
Falar da história de Mato Grosso, exaltando suas belezas por meio de muitas rimas e versos. Pensando nisso, 25 alunos da Escola Estadual “Iara Maria Minotto Gomes”, localizada em Juara (690 km de Cuiabá), produziram uma coletânea de poesias falando da cultura, fauna, flora, e costumes do povo mato-grossense.
Os estudantes cursam a 6ª série do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Pedro Martins Silveira, os trabalhos são resultado da programação da Semana de Mato Grosso. “Algumas poesias foram feitas antes, mas a maioria foi produzida coletivamente durante a semana”, afirma.
O professor explica que a turma foi dividida em grupos de três alunos, que juntos, pesquisaram a história e geografia do Estado. “Para isso tivemos também o apoio de professores de outras áreas com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade”, disse Pedro Martins. Ele avaliou que ao final do trabalho, deu para perceber o esforço e a dedicação dos estudantes. “Parece que foi feito por profissionais. Quem sabe daqui não saí um futuro poeta”, declara.
Rute Luiza Fernandes, que após 25 anos sem estudar, hoje cursa a 6ª série pela modalidade EJA de ensino na escola “Iara Gomes”. Com 33 anos de idade, e sendo umas das alunas - escritoras da coletânea, Luiza confessa que foi muito difícil começar a escrever em versos, mas com o incentivo e ajuda do professor, cada dia foi ficando mais fácil.
“Falei sobre as comidas típicas e do Pantanal. Gostei muito de descobrir que posso fazer poesias. Isso ajuda, é muito, no aprendizado. É uma forma diferente e criativa da gente aprender”, falou a aluna.
O diretor da escola, Aparecido Caetano de Souza, afirma que desde o início do ano, os professores receberam a orientação de trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos ministrados. “Com relação à coletânea ficamos encantados com os resultados. Isso mostra que os estudantes têm potencial, precisam apenas de incentivo e oportunidade. Esse é o papel do educador”, declara.
Veja no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br) algumas das poesias feitas pelos estudantes da Escola Estadual “Iara Maria Minotto”.
Os estudantes cursam a 6ª série do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Pedro Martins Silveira, os trabalhos são resultado da programação da Semana de Mato Grosso. “Algumas poesias foram feitas antes, mas a maioria foi produzida coletivamente durante a semana”, afirma.
O professor explica que a turma foi dividida em grupos de três alunos, que juntos, pesquisaram a história e geografia do Estado. “Para isso tivemos também o apoio de professores de outras áreas com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade”, disse Pedro Martins. Ele avaliou que ao final do trabalho, deu para perceber o esforço e a dedicação dos estudantes. “Parece que foi feito por profissionais. Quem sabe daqui não saí um futuro poeta”, declara.
Rute Luiza Fernandes, que após 25 anos sem estudar, hoje cursa a 6ª série pela modalidade EJA de ensino na escola “Iara Gomes”. Com 33 anos de idade, e sendo umas das alunas - escritoras da coletânea, Luiza confessa que foi muito difícil começar a escrever em versos, mas com o incentivo e ajuda do professor, cada dia foi ficando mais fácil.
“Falei sobre as comidas típicas e do Pantanal. Gostei muito de descobrir que posso fazer poesias. Isso ajuda, é muito, no aprendizado. É uma forma diferente e criativa da gente aprender”, falou a aluna.
O diretor da escola, Aparecido Caetano de Souza, afirma que desde o início do ano, os professores receberam a orientação de trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos ministrados. “Com relação à coletânea ficamos encantados com os resultados. Isso mostra que os estudantes têm potencial, precisam apenas de incentivo e oportunidade. Esse é o papel do educador”, declara.
Veja no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br) algumas das poesias feitas pelos estudantes da Escola Estadual “Iara Maria Minotto”.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267937/visualizar/
Comentários