Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 12:09

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá vai recuperar e preservar os rios e córregos que nascem e passam pela capital. As secretarias de Meio Ambiente (Smades), de Infra-estrutura, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) têm trabalhado na elaboração e execução de projetos que visam recuperar e conservar as áreas verdes e os mananciais da capital.

Na recuperação e conservação dos 20 córregos urbanos que a capital possui, a Smades trabalha em duas frentes: com a implantação do Plano de Gestão de Resíduos e com um intenso e permanente programa de Educação Ambiental, especialmente nas comunidades localizadas à margem dos córregos. O Plano de Gestão de Resíduos inclui a fiscalização em relação a novos empreendimentos imobiliários da capital.

O secretário de Meio Ambiente, Levi Pires de Andrade, explica que todos os novos projetos imobiliários de Cuiabá só podem ser executados com a aprovação da prefeitura, que tem exigido a obediência da legislação ambiental, com respeito à preservação dos rios e córregos. Para serem aprovados e liberados, os empreendimentos devem apresentar projetos que contenham um sistema de tratamento de afluentes.

Os empreendimentos têm também que preservar as matas ciliares. A legislação determina que deve ser mantida uma margem de mata ciliar de 30 metros nos córregos em área de preservação permanente, 50 metros para o rio Coxipó e 100 metros para o rio Cuiabá. "A prefeitura está atuando para que os novos projetos imobiliários não contribuam para aumentar o passivo ambiental da nossa cidade, como trabalha também para que este passivo seja continuamente reduzido", informa o secretário.

Os programas de conservação incluem, ainda, a limpeza permanente das margens dos córregos e rios - com a remoção de lixo doméstico, de entulhos e desobstrução de bocas-de-lobo próximas; a implantação do Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Volumosos, com o objetivo de evitar que estes resíduos cheguem até os córregos; além de amplo investimento em saneamento.

O secretário ressalta a necessidade de participação e contribuição da população. Para isto a prefeitura mantêm um Centro de Educação Ambiental, instalado na Regional Leste. "É rotina da Smades conscientizar e sensibilizar a população da necessidade de conservação dos córregos, para a sobrevivência e o bem da própria comunidade. Este é um trabalho continuo e que o resultado se vê em longo prazo", conclui Levi.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267949/visualizar/