Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 06:33

    Imprimir


O Governo do Japão descartou hoje que possua o desejo de ter armas nucleares e ressaltou que não prevê a fabricação deste tipo de armamento ou a presença do mesmo em seu território.

"Nossa política é de manter os três princípios não nucleares, ou seja, a renúncia à posse, à fabricação e ao posicionamento de armas atômicas no Japão", afirmou o ministro porta-voz do Governo, Yasuhisa Shiozaki.

O Executivo respondeu assim um dos mais proeminentes políticos do governamental Partido Liberal-Democrata (PLD), Shoichi Nakagawa, presidente do Conselho de Estratégias Políticas do partido, que pediu neste domingo um debate sobre a eventual obtenção de armas nucleares perante a ameaça do programa atômico da Coréia do Norte.

Segundo Nakagawa, "a posse de armas nucleares diminui as possibilidades de ser atacado e, além disso, oferece a oportunidade de devolver o golpe em tal eventualidade".

O presidente do Conselho de Estratégias Políticas PLD acrescentou que a Constituição pacifista japonesa não menciona a posse de armas nucleares e sugeriu que se debatesse o assunto no Parlamento japonês, "sem considerá-lo um tabu".

No entanto, o ministro porta-voz do Governo ressaltou hoje que "o Japão não possuirá armas atômicas em concordância com a lei básica sobre energia atômica e o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP)".

Como membro do TNP, o Japão não pode fabricar ou possuir armas nucleares, enquanto a lei básica de energia atômica só permite atividades nucleares para propósitos pacíficos.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268298/visualizar/