Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 14 de Outubro de 2006 às 23:47

    Imprimir


O candidato da esquerda Rafael Correa lidera com 31,1% as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de domingo no Equador, o que levaria a decisão para o segundo turno com o magnata Alvaro Noboa, segundo pesquisa divulgada neste sábado.

De acordo com a pesquisa da empresa privada Cedatos-Gallup, Noboa passaria ao segundo turno com 25,2% dos votos válidos, à frente do socialista moderado León Roldós (19,1%), da direitista Cynthia Viteri (11,5%) e do populista Gilmar Gutiérrez (7,5%), irmão do ex-presidente Lucio Gutiérrez, destituído em abril de 2005.

Segundo a autoridade eleitoral, se houver segundo turno, a votação será no dia 26 de novembro.

O presidente da Cedatos-Gallup, Angel Polibio Córdova, disse à imprensa que o segundo turno deve ocorrer porque Correa não tem 40% dos votos válidos e dez pontos de diferença sobre Noboa.

Para ganhar no primeiro turno, um candidato deve ter cerca de 2,5 milhões de votos, o equivalente a 40% dos votos válidos.

"A margem entre o primeiro e o segundo é menor de dez pontos e do segundo para o terceiro, é maior que quatro, portanto não há empates técnicos", acrescentou Córdova.

A pesquisa da Cedatos, encerrada na noite de sexta-feira, ouviu 3.840 eleitores em 17 das 22 províncias do país e tem margem de erro de 3%.

"O denominador comum de uma eventual campanha para o segundo turno pode ser de cunho populista, de aproximação da população com propostas de solução rápida e conjuntural à situação de pobreza no país", manifestou Córdova.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268514/visualizar/