Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 14 de Outubro de 2006 às 00:24
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


Mesmo com uma cultura forte, onde a tradição se renova e abre espaços novos a cada ano, Cuiabá mostra que preserva o passado, mas não se fecha para as tendências culturais do futuro. Prova disso, é a abertura e o apoio do poder público ao movimento Hip Hop, que vem sendo implantado pela Central Única das Favelas (Cufa) na capital e, agora, em algumas cidades mato-grossenses. Esta semana o II Festival Consciência Hip Hop foi lançado oficialmente na Secretaria de Estado de Cultura. Hoje, quem confere o movimento é a cidade de Primavera do Leste, distante 239 km de Cuiabá, que realiza uma prévia do evento que acontece em novembro.

Durante todo o dia, com o apoio da prefeitura e Cufa de Primavera, que também aproveita a data para ser lançada oficialmente, a população poderá ver um mini-festival com oficinas e apresentações de break, grafitti, Djs e Mcs da localidade. Para participar do Festival de novembro, os que trabalham com a cultura Hip Hop podem se inscrever nas Cufas locais ou na da capital encaminhando foto e documentos e (se tiver) vídeo de seu trabalho. Os inscritos, conforme informa a assessoria de imprensa da Cufa de Cuiabá, passarão por uma triagem para que haja tempo hábil de mostrar o trabalho nos seis dias de Festival.

De acordo com o DJ Linha Dura, responsável pela implantação da Cufa no Estado, este será um festival para consolidar as ações do primeiro. Na primeira edição foram apresentados os projetos de HH que já existiam em Cuiabá entre oficinas de grafitti e basquete de rua. Agora na segunda edição, será a vez de, além de ampliar a Mostra para trabalhos de todo o Estado, também debater políticas sobre o assunto. Paralelamente às discussões o evento também trará apresentações de vídeos sobre o assunto no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).

“O II Festival vai circular o que o movimento tem abrigado em Cuiabá e o que tem avançado por Mato Grosso”, esclarece Linha Dura. O evento acontece entre 6 e 11 de novembro na Praça Cultural do CPA II, mas haverão atrações paralelas em bairros da periferia da capital, como o Alvorada.

Programação Festival 06 a 11 de novembro – Filme 08 a 10 de novembro – Seminário 10 e 11 de novembro – Basquete de Rua/Workshop/Batalhas




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268693/visualizar/