Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Outubro de 2006 às 18:23

    Imprimir


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas receberá, na próxima semana, todas as informações dos dois inquéritos conduzidos pela Polícia Federal (PF) de Mato Grosso. Um deles envolve a suposta tentativa de compra por petistas do dossiê contra tucanos; e outro, a participação do governo anterior no esquema de superfaturamento de ambulâncias. O próprio presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), pode ir a Cuiabá buscar a documentação.

Origem do dinheiro Na avaliação do deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), um dos sub-relatores da CPMI, os trabalhos da comissão devem avançar com as informações dos inquéritos da PF, inclusive na identificação da origem do dinheiro que seria usado na compra do dossiê. O parlamentar esteve na capital de Mato Grosso para acompanhar o andamento das investigações.

Sigilos As informações levantadas pela Polícia Federal que chegarão à CPMI das Sanguessugas incluem ainda as quebras de sigilo telefônico dos envolvidos na compra do dossiê. A polícia já teve acesso, por determinação judicial, ao cadastro de 750 números telefônicos que receberam ligações de Expedito Veloso, Gedimar Passos, Hamilton Lacerda, Jorge Lorenzetti, Osvaldo Bargas e Valdebran Padilha, os petistas acusados de negociar a compra do dossiê contra tucanos.

Entre esses números, estariam telefones de órgãos públicos. A Justiça Federal já determinou que os órgãos identificados indiquem os responsáveis e usuários das linhas.

Estão sob análise chamadas originadas e recebidas pelos envolvidos na compra do dossiê durante os 30 dias que antecederam a apreensão de R$ 1,7 milhão em um hotel de São Paulo, dinheiro que seria usado na negociação.

A PF também está fazendo o cruzamento da lista de pessoas que tiveram contato telefônico com o grupo e da relação dos responsáveis por operações cambiais em valores acima de 10 mil dólares (R$ 21,5 mil), realizadas no mesmo período. A estratégia da polícia é verificar se houve contato por telefone entre os envolvidos com o dossiê e algum comprador dos dólares.

Requerimentos Na terça-feira (17), a CPMI tentará votar novamente os mais de 200 requerimentos da pauta. Na terça passada (10), a comissão tentou duas vezes, mas não conseguiu deliberar sobre as propostas.

Entre os requerimentos na pauta da CPMI, há pedidos de convocação dos envolvidos com a compra do dossiê e de ex-ministros da Saúde do atual governo e do governo anterior.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268732/visualizar/