Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 18:40

    Imprimir


A menos de 20 dias do segundo turno das eleições, o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira, um pacote de medidas para a área de educação. Na quinta, Lula toma café da manhã com reitores universitários.

O pacote volta-se principalmente para a formação de professores, bandeira defendida no primeiro turno pelo candidato Cristovam Buarque, do PDT, partido que está em negociações com Lula e com o candidato tucano Geraldo Alckmin para definir seu apoio. A decisão do PDT será anunciada segunda-feira.

O governo anunciou financiamento a juro zero para 80 mil estudantes universitários nas carreiras de professor, por meio do Proinfo. Também foram anunciadas mudanças no programa Universidade Aberta, para formação de professores, e a compra de 75.800 computadores e 21 mil aparelhos de DVD para escolas públicas de ensino médio e fundamental.

Lula não fez discurso durante a solenidade, que foi improvisada no Palácio do Planalto e mobilizou algumas dezenas de militantes petistas. Normalmente, o presidente-candidato só abre mão de falar nesse tipo de acontecimento quando quer que o noticiário se concentre nas medidas tomadas, não em suas opiniões.

Também diferentemente do que tem ocorrido ao longo do segundo turno, Lula não criou outras oportunidades para ser abordado pelos jornalistas durante o dia, produzindo cenas e declarações para os telejornais da noite.

BLAIRO MAGGI

O presidente passou duas horas no final da manhã com editores e colunistas do jornal "O Globo", numa entrevista no Palácio da Alvorada. Estavam previstas gravações para o horário eleitoral na TV, que estréia na quinta-feira.

O governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), chegou ao Alvorada no final da tarde para uma reunião com o presidente-cadidato, na qual deveria formalizar seu apoio no segundo turno como dissidente do partido, que apóia Alckmin.

"O apoio do Blairo Maggi é muito importante, pela atividade produtiva que ele tem e pelas relações políticas que ele mantém, que abrem espaço muito grande na área do agronegócio", disse o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

O último evento de Lula previsto para esta quarta-feira é um comício em Duque de Caxias (RJ), às 19h.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269132/visualizar/