TCE incentiva estudantes a exercer o controle social dos recursos públicos
Essa aproximação entre o Tribunal de Contas e a sociedade faz parte do projeto TCE Estudantil, que busca conscientizar os alunos sobre a importância de exercerem o controle social.
Além de visitar alguns setores do TCE, o grupo da Escola Estadual Manoel Corrêa de Almeida assistiu palestras pedagógicas sobre administração pública e cidadania.
A jovem Nádia Campos, 15 anos, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a origem dos recursos públicos e a forma correta da sua aplicação. Ao descobrir que todo cidadão tem o dever de ajudar a fiscalizar os gastos do Governo, Nádia percebeu a importância em contribuir para um bom desempenho da gestão. “Aprendi que devemos analisar a prestação das contas públicas, pois dessa forma teremos boas condições de saúde, educação e moradia”, completa.
A diretora da Escola, Valdira Ferreira da Silva, garantiu que dará continuidade ao trabalho de controle social, conscientizando os estudantes sobre a importância em exercer seu papel como cidadão.
Além de melhorar a qualidade do controle externo, as ações do TCE Estudantil visam fortalecer a imagem institucional do TCE. A previsão é que mais seis escolas públicas sejam contempladas com o programa até o fim do ano.
Comentários