Encontro de Empreendorismo começa nesta quinta em Cuiabá
Entre os palestrantes estão Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional, promotor do evento; Gunter Pauli, fundador e dirigente da “Iniciativa de Pesquisa de Emissão Zero”, da Universidade das Nações Unidas em Tókio; Anthony Cortese, da ONG Second Nature, dos Estados Unidos; e Dezider Stefunko, diretor da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), entidade coordenadora mundial do programa Empretec;
Os eventos vão reunir também uma série de empresários participantes do Empretec (um programa de desenvolvimento empresarial, voltado para o fortalecimento das pequenas empresas), que irão contar suas experiências. Entre os convidados estão três mato-grossenses – Cláudio Tonon, das lojas Tonon, e Eduardo Ribeiro e Fabiano Suekane, da Mestre Dalma – e Heloisa Helena Belém de Assis, a Zica, ex-babá e ex-empregada doméstica, cujas empresas faturaram R$ 18 milhões em 2005. Ela é proprietária de uma fábrica de produtos para cabelos e de salões de beleza nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, empregando mais de 400 pessoas.
Ecoempreendedorismo - Buscar oportunidades dentro de uma nova forma de pensar e de gerar negócios. Sob tema “Ecoempreendedorismo – um bom negócio para todo mundo”, durante três dias haverá palestras, mesas-redondas, encontro de negócios, histórias de sucesso e um painel sobre empreendedorismo municipal. “A competição dos novos tempos não pressupõe apenas um vencedor. A cooperação já é uma alternativa para as empresas tornarem-se mais fortes, organizadas e competitivas”, argumenta o diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro.
“O eco-empreendedorismo vai além da preservação da fauna ou da flora. Neste novo modelo de pensar e agir, a competição e a cooperação caminham juntas, na medida em que rompem com o conceito de que é preciso um perder para o outro ganhar”, completa Marta Torezam, líder da Área de Comercialização do Sebrae em Mato Grosso.
Comentários