Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 15:00

    Imprimir


Cerca de 2.000 empreendedores do Brasil e de 15 países, dos quais 12 da América Latina, participam na capital mato-grossense do XII Encontro Internacional de Empreendedores e do XII Encontro Latino-americano do Programa Empretec, cuja abertura será na noite desta quinta-feira, 12 de outubro, com encerramento no sábado, dia 14. Paralelamente aos dois eventos, uma Mostra de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, reunindo 53 empresas e instituições pretende atrair um público de seis mil pessoas nos quase 4.000 metros do Pavilhão das Nações do Centro de Eventos do Pantanal.

Entre os palestrantes estão Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional, promotor do evento; Gunter Pauli, fundador e dirigente da “Iniciativa de Pesquisa de Emissão Zero”, da Universidade das Nações Unidas em Tókio; Anthony Cortese, da ONG Second Nature, dos Estados Unidos; e Dezider Stefunko, diretor da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), entidade coordenadora mundial do programa Empretec;

Os eventos vão reunir também uma série de empresários participantes do Empretec (um programa de desenvolvimento empresarial, voltado para o fortalecimento das pequenas empresas), que irão contar suas experiências. Entre os convidados estão três mato-grossenses – Cláudio Tonon, das lojas Tonon, e Eduardo Ribeiro e Fabiano Suekane, da Mestre Dalma – e Heloisa Helena Belém de Assis, a Zica, ex-babá e ex-empregada doméstica, cujas empresas faturaram R$ 18 milhões em 2005. Ela é proprietária de uma fábrica de produtos para cabelos e de salões de beleza nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, empregando mais de 400 pessoas.

Ecoempreendedorismo - Buscar oportunidades dentro de uma nova forma de pensar e de gerar negócios. Sob tema “Ecoempreendedorismo – um bom negócio para todo mundo”, durante três dias haverá palestras, mesas-redondas, encontro de negócios, histórias de sucesso e um painel sobre empreendedorismo municipal. “A competição dos novos tempos não pressupõe apenas um vencedor. A cooperação já é uma alternativa para as empresas tornarem-se mais fortes, organizadas e competitivas”, argumenta o diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

“O eco-empreendedorismo vai além da preservação da fauna ou da flora. Neste novo modelo de pensar e agir, a competição e a cooperação caminham juntas, na medida em que rompem com o conceito de que é preciso um perder para o outro ganhar”, completa Marta Torezam, líder da Área de Comercialização do Sebrae em Mato Grosso.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269177/visualizar/