Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 08:13
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O inicio da cidade de Porto Esperidião se deu através da instalação de um posto telegráfico pela Comissão Rondon ás margens do Rio Jaurú, onde se desenvolveu o povoado de Porto Salitre. Na década de 20 o lugar passou a ser chamado Porto Esperidião, em homenagem ao engenheiro e abolicionista poconeano Manoel Espiridião da Costa Marques, que estudou a navegabilidade do rio e a viabilidade de uma estrada de ferro entre Porto Salitre e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O município de Porto Esperidião foi criado oficialmente em 01 de janeiro de 1987 e teve neste lugar, a presença de Cândido Mariano da Silva Rondon - o patrono das comunicações.

Tamanha importância do Posto para o surgimento da cidade e para o patrimônio histórico de Mato Grosso, o vereador Walter Pereira da Silva - ‘o Waltão’ (PTB) solicitou a intervenção do deputado José Riva (PP), no sentido de sensibilizar o governo para a recuperação do prédio da primeira unidade de comunicação telegráfica da cidade.

Solicitação atendida. Conforme consta de oficio expedido pela sub-regional mato-grossense do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), informa que os recursos equivalentes a R$ 90 mil provenientes do Fundo Estadual de Cultura foram depositados na conta da Prefeitura. As obras iniciaram no final do mês passado com a recuperação do telhado, pintura, piso, rede elétrica e outros. “Esta obra é muito importante para o município. Do ponto de vista econômico trará mais visitantes, aquecendo o turismo e cultural, mantendo viva a lembrança de Rondon”, disse Waltão ressaltando a ação de Riva: “Não fosse a força do deputado Riva o prédio continuaria sem nenhuma atenção por parte do poder público correndo sério risco de acabar no esquecimento”, observou. O vereador Waltão esboçou pretensão de atuar no sentido da construção de um museu na cidade. “Vou buscar mais uma vez o apoio e a simpatia de Riva às causas sócio-culturais do Estado. Minha intenção é mostrar com o museu o inicio do período Rondon a atual modernidade tecnológica”, explicou. Mais informações: 39016550 (UB)





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269293/visualizar/