Mulheres se vestem melhor no período fértil, diz estudo
A observação de estudantes universitárias mostrou que elas usam roupas mais bonitas e acessórios mais chamativos quando estão ovulando, de acordo com a avaliação feita por um grupo misto de homens e mulheres, que analisaram fotografias.
"Elas tendem a usar mais saia em vez de calça, e no geral se vestem mais de acordo com a moda", disse Martie Haselton, especialista em psicologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que liderou o estudo.
No trabalho, publicado na revista Hormones and Behavior, Haselton e sua equipe disseram que os resultados contradizem a percepção de que as mulheres são capazes de esconder, mesmo de si mesmas, quando estão ovulando.
Alguns animais liberam odores fortes quando estão em período fértil, outros mudam de cor, mas a ovulação humana costuma ser difícil de detectar. Segundo Haselton, porém, os sinais estão ali, mesmo que homens e mulheres não tenham consciência deles.
As mulheres costumam ovular no 14o. dia de seu ciclo menstrual, e esse é o dia em que ficam mais férteis. A ovulação é facilmente detectável com um teste de urina, e esse foi o tipo de exame usado pela equipe para determinar a fertilidade das mulheres no estudo.
Os pesquisadores pediram a 30 universitárias que fossem ao laboratório para um teste, sem contar a elas a natureza do experimento. "Fizemos algumas perguntas sobre comida, por exemplo", disse Haselton numa entrevista por telefone.
As mulheres voltaram várias vezes no período de um mês e foram fotografadas duas vezes — uma em seu período fértil e outra na fase menos fértil. Os rostos foram omitidos nas fotos.
As fotos foram então analisadas por um grupo de 42 homens e mulheres, que tinham de responder à pergunta: "Em qual foto a pessoa está tentando parecer mais atraente?"
Sessenta por cento das vezes a foto escolhida foi a da fase fértil das mulheres. "Isso supera bastante o acaso. Eles foram bem consistentes", disse ela.
As mulheres férteis não necessariamente se vestiram de modo mais provocante, observou Haselton. "Vimos um pouco mais de pele. Minha impressão é que as mulheres estavam se vestindo um pouco melhor, mas não de modo mais sexy." De acordo com ela, as mudanças foram sutis. As mulheres tendiam a manter o mesmo estilo, mas com uma variação mais bonita, ou com acessórios mais atraentes.
A pesquisadora afirmou que o trabalho também desmentiu a idéia de que as mulheres usam roupas mais largas e desleixadas quando estão prestes a ficar menstruadas.
Comentários