Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 16:41

    Imprimir


A campanha do candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) reagiu nesta terça-feira à ação da coligação "A Força do Povo" (PT-PCdoB-PRB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a retirada dos outdoors com propaganda da revista Veja desta semana, em que Alckmin aparece na capa. Segundo nota do site oficial do tucano, o presidente Lula "mostra mais um vez que não é amigo da liberdade de expressão".

A ação contra a Veja alega que a publicidade promove o candidato e desrespeita o artigo da lei eleitoral que proíbe o uso de outdoors na propaganda eleitoral. A capa em questão traz uma foto de Alckmin e o texto "O Desafiante - Geraldo Alckmin teve 40 milhões de votos no primeiro turno. Agora ele é uma ameaça real à reeleição do presidente Lula. Como funcionaria a economia com Alckmin eleito".

"O candidato do PT, Lula, mostra mais um vez que não é amigo da liberdade de expressão. Seu último ato de autoritarismo agora está refletido no pedido que sua coligação acaba de fazer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É solicitada a retirada dos outdoors com a propaganda da revista Veja desta semana, em que Geraldo aparece na capa", ataca a nota.

"Mesmo tendo consciência de que não é proibida a veiculação de reportagens sobre candidatos a cargos públicos em período eleitoral, a coligação de Lula quer censurar a imprensa brasileira", acrescenta.

Os advogados da coligação de Lula observam na ação que, apesar de a imprensa escrita não ser proibida de apoiar candidatos, a reportagem pode desequilibrar o pleito se considerada a tiragem da revista, de mais de 1,2 milhão de exemplares, e o número divulgado de leitores, de quase oito milhões.

Eles sustentam que se a capa da publicação tivesse se restringido às bancas, "nada teria de condenável", concluindo que, "ao eleitor que não comprar a revista, o outdoor já cumpre seu disfarçado papel de fazer propaganda do candidato Geraldo Alckmin, pois a chamada de capa é bastante positiva".

"Não é a primeira vez que Lula tenta censurar a imprensa nacional. Em seu governo já tentou que a imprensa tivesse um núcleo de controle, que, claro, poderia ser chefiado por seus amigos. Os brasileiros não aceitaram e o projeto foi engavetado", critica a nota da campanha de Alckmin.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269436/visualizar/