Defesa Civil abre inscrição para seleção de voluntários
O objetivo segundo o superintendente da Defesa Civil major Abadio José da Cunha é formar uma equipe qualificada de voluntários que possa ajudar o Estado em situações de emergência. “Qualquer profissional poderá se inscrever como voluntário. Nossa meta ter médicos, enfermeiros, engenheiros e empresários que possam fazer parte de uma grande corrente de atendimento solidário. É uma equipe reserva que poderá ser convocada quando a Defesa Civil necessitar”, diz o superintendente.
De acordo com o major, qualquer pessoa interessada em trabalhar como voluntário poderá se apresentar à Defesa Civil.“A idéia é ter no quadro, de brigadistas que trabalham no combate a incêndios a médicos e profissionais especializados” afirma Abadio Cunha, acrescentando ainda que esta é a primeira vez que Mato Grosso abre esta oportunidade à população.
As inscrições poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. O responsável pela Defesa Civil explica que proprietários de lanchas, barcos e veículos também poderão disponibilizar meios de transportes para a instituição no período de enchente, por exemplo. Neste caso o Estado banca o combustível e a manutenção dos equipamentos. Quanto a despesas dos voluntários durante o trabalho, o governo bancará caso eles sejam convocados. O major Cunha ressalta ainda que o ganho do voluntário em caso de convocação é social e não financeiro.
Esta é apenas uma, das inúmeras ações que fazem parte da Semana da Defesa Civil de Mato Grosso, cuja programação começou com uma operação de fiscalização a cargas perigosas na última segunda-feira (09/10). Os interessados em trabalhar como voluntário da Defesa Civil, poderá fazer a sua inscrição na superintendência do órgão que funciona na Avenida Rubens de Mendonça (AV CPA), 655 bairro Baú. Informações pelo telefone (65) 3314-5800.
Os interessados irão preencher um cadastro na Defesa Civil e passar por um teste de seleção. Somente após aprovação receberão capacitação feita por técnicos especializados em meio ambiente e desastres ambientais.
Comentários