Governo beneficia 55 famílias com lotes de terra em Apiacás
O sorteio dos lotes foi realizado nesta segunda-feira (09.10), por uma equipe técnica do Intermat. A partir da identificação das chácaras as famílias ficam habilitadas a entrar na terra e iniciar a produção agrícola.
A seleção dos novos moradores foi realizada pela prefeitura do município com a participação da sociedade civil organizada (Rotary Club, Prefeitura, Câmara Municipal e Ministério Público) e obedeceu aos critérios de idade, renda familiar, moradia e aptidão agrícola.
A área do novo assentamento agrário, está localizada dentro do perímetro urbano da cidade e vai oferecer aos contemplados toda a infra-estrutura urbana que o município dispõe, além do retorno a terra com moradia. A implantação de vilas rurais tem proporcionado em todo o Estado, condições de sobrevivência para milhares de famílias de trabalhadores rurais beneficiadas com as ações do programa.
A prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger, disse que a criação da vila vai ajudar muitas famílias cujo chefe da família está desempregado devido à crise do setor madeireiro, principal base da economia na região. “É muito importante para a população do município que se encontra com com dificuldades de arrumar empregos. Um pedaço de terra é o meio de sobrevivência”, afirma. “Nosso objetivo é que a população desempregada melhore sua auto-estima e a qualidade de vida”, completa a prefeita.
De acordo com Silda, já se trabalha a idéia de cultivar nos lotes a cadeia produtiva do abacaxi. “A intenção é plantar o abacaxi e dar renda para as famílias, principalmente tendo a certeza da compra”. Com o apoio da Secretária de Desenvolvimento Rural (Seder), o plantio de mudas de pés de abacaxi vai encontrar na região solo fértil para a produção e também mercado certo para a comercialização.
O programa Nossa Terra, Nossa Gente assentou mais de 5,4 mil famílias e implantou 98 projetos de assentamentos no Estado. Está proporcionado vida digna com condições de sobrevivência para famílias de trabalhadores rurais, que além da terra e da casa, a exemplo das vilas rurais, recebem ainda créditos para viabilizar a produção, assistência técnica e obras de infra-estrutura social, como poços artesianos e energia elétrica.
Já foram criadas mais de 28 vilas rurais em cerca de 26 municípios, além dos projetos de revitalização de comunidades tradicionais que têm elevado a qualidade de vida da população rural.
Comentários