Serys homenageia vítimas do avião da Gol
- A Amazônia perdeu um importante aliado, um grande defensor que sonhava em frear o desmatamento e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região - disse a senadora.
Serys citou os vários projetos desenvolvidos pelo engenheiro na região, que trabalhava contra a exploração da madeira e o desmatamento, realizando estudos sobre desenvolvimento sustentável. Ressaltou o comprometimento de Tarifa com as questões ambientais e destacou que ele tinha ido, em férias, acompanhar a implementação do Programa Piloto de Proteção para as Florestas (PPG7), tendo sido vitimado em seu retorno para casa.
- Espero estar homenageando também todas as outras vidas ceifadas pelo destino. Meu abraço carinhoso a cada um dos familiares que está passando por este momento tão sofrido - afirmou.
Biodiesel
Serys Slhessarenko ressaltou o gigantesco potencial que, em sua avaliação, Mato Grosso possui para a produção do biodiesel. O estado é campeão em produção de soja, grão utilizado no biodiesel. Para a senadora, não é possível que Mato Grosso continue somente produzindo grãos para a exportação: é preciso "agregar valor" e obter mais lucro. Todo produto exportado in natura, lembrou, não deixa um real de imposto e a região é eminentemente produtora de matéria-prima para exportação.
Os pequenos e médios produtores, disse a senadora, devem dominar a cadeia produtiva do biodiesel "de ponta a ponta", organizando-se para obter mais resultados:
- Queremos e precisamos que a cadeia produtiva seja toda assumida pela agricultura familiar. Colham, industrializem de forma organizada e comercializem para o mercado interno e até para fora. O biodiesel é o futuro - destacou.
Processo
Serys recebeu a solidariedade do senador Mão Santa (PMDB-PI), que leu no Jornal do Senado a afirmação do relator do processo contra a senadora no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Paulo Octavio (PFL-DF), de que não viu até agora nada que a incrimine. Para Mão Santa, "muitos querem aparecer e não sabem separar o joio do trigo, e Serys é trigo do bom na política brasileira".
Comentários