Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 13:49
Por: Isaac Bigio

    Imprimir


O presidente colombiano Álvaro Uribe deu uma virada ao propor abrir um diálogo com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), para discutir a troca de prisioneiros e um possível processo de paz. Desde que, em 1983, seu pai foi morto pela guerrilha, Uribe sempre se caracterizou por propor uma atitude dura contra as FARC.

Sob esta bandeira foi eleito em 2002. Em seu governo foram gastos mais de US$ 17 milhões na ofensiva militar anti-guerrilha. Uribe não conseguiu derrotar militarmente a insurgência, daí a tentativa de usar contra eles não apenas o garrote, mas também dar-lhes de comer. Neste caso, trata-se de abrir a possibilidade de que tenham uma representação fixa no parlamento ou numa futura constituinte.

Mais concessões

O diálogo com as FARC o ajudaria a sufocar as críticas de que teria sido parcial com 30 mil paramilitares, que colocou na legalidade e a quem concedeu impunidade. As FARC pedem que lhes seja concedida outra zona desmilitarizada, como a de 42 mil km que conseguiram no governo de Pastrana (1998-2002).

É pouco provável que Uribe aceite. Nos 42 anos em que a guerrilha vem atuando, foram mortos 150 mil colombianos, segundo a própria. Há 15 anos terminou a Guerra Fria e a tendência internacional de todas as guerrilhas pró-castristas (IRA, ETA, Zapatistas, CNA, etc.) é de trocar as armas pelas urnas. Desta forma, a antiga insurgência acredita conseguir uma base legal de massas e democratizar o sistema, enquanto seus antigos inimigos mantêm seu domínio, em troca de algumas concessões.

(*) O analista internacional e ex-professor da London School of Economics Isaac Bigio é peruano e especializado em América Latina. Assina uma coluna diária no jornal peruano Correo e escreve às terças e sextas para BR Press. Tradução: Angélica Resende/BR Press.





Fonte: Analisis Global

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269804/visualizar/