Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 09:06
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Hoje, em todo o mundo, será comemorado o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 190 países.

A UPU foi criada em Berna, Suíça, em 1874. Tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega dentro de cada Estado-membro. A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como presidente da UPU entre 1985 e 1995.

Faz parte das comemorações de aniversário a premiação do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela UPU e os Correios filiados desde 1972 e que tem como público-alvo estudantes de até 15 anos. Ele visa, além da integração internacional, desenvolver a habilidade de composição entre os jovens e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Em 2006, a vencedora da fase internacional foi uma brasileira, aluna da 1ª série do ensino médio da Escola Federal de Goianésia/GO. Com o tema “Escrevo-te para dizer como o Serviço Postal ajuda a me conectar com o mundo”, Laura de Paula Silva, de 14 anos, levou o Brasil a ganhar pela terceira vez o prêmio que o País não conquistava há 18 anos.

A estudante vai ganhar dos Correios um computador e uma impressora, além de medalha e diploma oferecidos pela UPU, que serão entregues em solenidade na próxima segunda-feira, 9 de outubro, às 10 horas, em cerimônia que acontece na área externa do Edifício-Sede dos Correios.

Correio brasileiro

Os Correios no Brasil tiveram seu marco com a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, em 1500, dando notícias das terras brasileiras. Em 1663, no dia 25 de janeiro, foi criado o Correio-Mor do Brasil, para comunicação com Portugal. Após a chegada da família real, no século 19, o serviço de correio passou a operar de forma mais estruturada, melhorando o seu desempenho no País.

Hoje, o correio brasileiro está presente em todos os 5.560 municípios. Possui uma logística por terra e ar, que inclui 35 linhas áreas, uma frota com mais de 19 mil veículos, entre motos, carros e caminhões, e opera uma rede que ultrapassa 12.300 agências. São 32 milhões de objetos, entregues diariamente, entre cartas, encomendas, jornais e revistas.

É a maior empregadora celetista do Brasil, com mais de 108 mil empregados em todo o país.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269881/visualizar/