Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Fevereiro de 2013 às 18:40
Por: Débora Lemos

    Imprimir


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o pedido de audiência pública requerido pelo deputado Ademir Brunetto (PT), para debater o impacto do uso de agrotóxicos na vida das mulheres e no meio ambiente. O evento fará parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e será realizada dia 06 de março, às 14 horas, no Auditório Milton Figueiredo.


 
 
O evento debaterá os riscos e malefícios à saúde humana causados pelo uso e consumo de agrotóxicos e o incentivo às tecnologias alternativas de produção agrícola.


 
 
É notório que o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira acarretou uma série de problemas. Até os anos 50 as atividades da agricultura estavam direcionadas para a geração de produtos como o café, o algodão, e para o autoconsumo da população residente no meio rural, porém com o crescimento da população urbana houve a necessidade de aumentar a produção agrícola para abastecer os grandes centros e a utilização de agrotóxicos para combater possíveis pragas  cresceu significativamente,  expondo os cidadãos aos efeitos nocivos destes agentes químicos.
 
 
 
Os agrotóxicos atuam de duas maneiras no comprometimento da saúde da população: através da aplicação destes produtos ou através do consumo de alimentos contaminados com resíduos de veneno. As intoxicações crônicas que, em longo prazo, resultam em câncer, descontrole da tireóide, do sistema neurológico em geral, surdez, diminuição da acuidade visual e até mesmo Mal de Parkinson são possíveis problemas de saúde causados pelos agrotóxicos.


 
 
Mesmo que sejam usados equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores que fazem as aplicações nas lavouras, esses produtos penetram pela mucosa de pele, do olho, da orelha das pessoas, e inclusive pela respiração. Pesquisas relatam que a situação é tão grave que, além de serem encontradas nos alimentos, na água, no solo, no ar, essas substâncias foram detectadas, inclusive, no leite materno.
 
 
 
Também será debatido durante o evento, o descarte das embalagens de agrotóxico que às vezes não é coletada, e em muitos casos voltam a ser reutilizadas na própria lavoura ou em uso doméstico, em currais e até para armazenar alimentos.


 
Para Brunetto,embora ainda não exista uma discussão nesse sentido, será necessário ampliar os estudos na área da agroecologia. “É possível que o trabalhador tenha melhores condições de vida e obtenha uma produção de qualidade”, afirmou o parlamentar.
 
 
A audiência contará com a participação de professores, secretários de estado, médicos, membros do Comitê Estadual Contra o uso de Agrotóxico e pela Vida e MST.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27001/visualizar/