Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 08 de Outubro de 2006 às 15:07

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) inciará um mutirão de atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de aparelhos ortopédicos (órteses e próteses), na próxima segunda-feira (09). O mutirão irá até o final deste ano de 2006 e tem como objetivo atender aproximadamente 300 pacientes que precisam desses aparelhos.

Mesmo com a realização do mutirão, o atendimento aos pacientes continuará normal, de segunda à sexta-feira. Aos sábados haverá expediente especial, das 7h às 12h, com os voluntários do Centro de Reabilitação. Eles farão rodízios para atender aos pacientes que necessitam de aparelhos ortopédicos, mas ainda não conseguiram.

O diretor geral do Cridac, Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho, informou que, de janeiro a agosto de 2006, foram entregues 1.895 aparelhos de órteses, próteses e de meios auxiliares de locomoção aos usuários do SUS que foram encaminhados ao Cridac. "Esses aparelhos", explicou o diretor, "incluem andadores, cadeiras de rodas, muletas, calçados especiais, coletes, próteses de membros inferiores e superiores, próteses mamárias, palmilhas especiais e outros".

O Cridac implantou um novo sistema de compra, e segundo o diretor, Wilson Ribeiro, não haverá mais problemas com a falta de aparelhos. O funcionamente ocorre da seguinte forma: Primeiro as peças são compradas de fornecedores diferentes. Já a confeção e montagem do aparelho é realizda na oficina do Cridac. A manutenção do aparelho também poderá ser feito no Centro de Reabilitação.

Atualmente Mato Grosso conta com 85 unidades descentralizadas do Cridac em todo o Estado. "O usuário do SUS que tiver passado por uma operação de amputação poderá procurar uma dessas unidades, no prazo estabelecido por seu médico, para dar entrada no processo de requisição do aparelho, que é inteiramente gratuito, conforme previsto pela Lei do SUS.

Quando ele vier para Cuiabá, o processo já estará adiantado e a concessão da prótese poderá ser mais rápida", informou o diretor.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270018/visualizar/