Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 07 de Outubro de 2006 às 20:28

    Imprimir


Mudanças no sistema tributário, implementação de uma agenda industrial, adoção de padrões de especialização e desenvolvimento tecnológico e apoio à inovação empresarial são alguns dos elementos que o Brasil terá que buscar para expandir a produção industrial.

A avaliação é do economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Fernando Pimentel Puga. Ele é o autor de uma pesquisa que aponta que, entre 2000 e 2005, o Brasil foi um dos países que mais apresentaram crescimento da produção industrial entre os 64 países que respondem por 92% da produção mundial.

Segunele, embora haja um conjunto de reformas "importantes" a serem feitas no país, o cenário de investimentos para a indústria nacional é otimista..

"Estamos detectando um conjunto forte de investimentos em um leque amplo de setores que propicia esse otimismo", disse, citando o exemplo dos setores de papel e celulose, siderurgia e química e petroquímica. Dados do BNDES mostram que, até 2011, os investimentos previstos nesses setores são de aproximadamente R$ 84 bilhões.

O economista dis que o Brasil tem que "aprender" com outras economias, como a da China, que adota iniciativas para o aumento da produção industrial. Entre 200 e 2005, o crescimento industrial chinês chegou a quase 100%. "Ou seja, o parque industrial dobrou em cinco anos".

Para o economista, o Brasil precisa "seguir uma agenda de desburocratização" da economia, realizando reformas pontuais de resolução dentraves e melhoria da infra-estrutura que propiciem um crescimento econômico.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270149/visualizar/