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Infraero não descarta erro no controle do tráfego aéreo
O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, disse ontem que não é possível afastar, neste momento, a possibilidade de erro no controle do tráfego aéreo como fator que levou à colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy.
No acidente, 154 pessoas morreram. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Pereira ressaltou que é necessário cruzar dados das caixas-pretas com os registros de radar em terra.
"É prematuro (dizer que não há culpa do controle). Tem que ter todos os dados. Não só as caixas, mas também contextualizar com as gravações de terra, com as imagens de radar, com o depoimento dos pilotos que sobreviveram. É prematuro acusar ou defender qualquer pessoa", afirmou.
A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo controle do tráfego, nega problemas dos radares ou falhas dos operadores, embora não confirme oficialmente os detalhes da investigação sobre o acidente, ocorrido no último dia 29.
O plano de vôo do Legacy previa o trajeto de São José dos Campos (SP) até Brasília a 37 mil pés de altitude. De Brasília até Manaus (AM), o jato teria que baixar para 36 mil pés ¿ mesma altura do Boeing. Os pilotos americanos alegam que não reduziram a altitude porque não teriam conseguido contato com o Centro de Controle de Brasília para checar as mudanças.
No acidente, 154 pessoas morreram. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Pereira ressaltou que é necessário cruzar dados das caixas-pretas com os registros de radar em terra.
"É prematuro (dizer que não há culpa do controle). Tem que ter todos os dados. Não só as caixas, mas também contextualizar com as gravações de terra, com as imagens de radar, com o depoimento dos pilotos que sobreviveram. É prematuro acusar ou defender qualquer pessoa", afirmou.
A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo controle do tráfego, nega problemas dos radares ou falhas dos operadores, embora não confirme oficialmente os detalhes da investigação sobre o acidente, ocorrido no último dia 29.
O plano de vôo do Legacy previa o trajeto de São José dos Campos (SP) até Brasília a 37 mil pés de altitude. De Brasília até Manaus (AM), o jato teria que baixar para 36 mil pés ¿ mesma altura do Boeing. Os pilotos americanos alegam que não reduziram a altitude porque não teriam conseguido contato com o Centro de Controle de Brasília para checar as mudanças.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270241/visualizar/
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