Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 23:13

    Imprimir


A publicidade direcionada ao público infantil é o tema da terceira edição do Dia Nacional contra a Baixaria na Televisão, a ser realizado no domingo (8). Neste ano, a coordenação da campanha vai propor a criação de regras e de um código de ética para a área de Comunicação.

Na avaliação do integrante da coordenação executiva da campanha, Sérgio Mileto, o poder de formação de valores dos veículos de comunicação de massa é muito grande, daí a necessidade de haver uma análise de conteúdo do produto publicitário que está sendo oferecido.

“O que estamos fazendo é chamando a atenção da sociedade para a consciência crítica. E também para que as pessoas saibam que a nossa campanha recebe denúncias”, disse, em entrevista hoje (6) ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

A partir de denúncias da população, é feito um levantamento das emissoras que promovem a baixaria para ganhar audiência. A cada três meses, são listados os principais programas que desrespeitam o artigo 221 da Constituição, que trata da finalidade artística, cultural e educativa da programação televisiva no país. Também integram o ranking programas que não promovem o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão.

Lançada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, a campanha tem como objetivo acompanhar e melhorar a qualidade da programação televisiva.

"Desde a primeira etapa, a gente procurou dialogar com os produtores dos programas e das emissoras, sempre levando em conta que elas são concessões públicas que deveriam prestar o bem público”, explicou Mileto.

Ele acrescenta que a campanha também tem por objetivo refletir sobre a formação de valores da sociedade para um mundo sustentável. Na avaliação dele, esse é um problema mundial.

“Como criar um mundo sustentável, sendo que os meios de comunicação de massa, que são hoje a maior ferramenta de formação de valores da sociedade, prega justamente o contrário? Prega o ter no lugar do ser. Prega a individualização e o consumismo”.

No domingo, a TV Nacional, a NBR, a TV do Governo Federal e TV Câmara vão transmitir um debate sobre a televisão brasileira, que irá ao ar das 14 horas às 15 horas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270320/visualizar/