Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 20:46

    Imprimir


A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, através da Coordenação de Desenvolvimento Econômico, realizou ontem, em Nova Santa Helena, primeira reunião para a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Participam do evento os prefeitos de Colíder, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Marcelândia, Itaúba e Nova Santa Helena.

Os gestores discutiram as cadeias produtivas que serão implementadas neste pólo regional. Entre as atividades econômicas estão a cultura do pinhão manso, utilizado na fabricação de biodiesel, a produção de leite, guaraná e café. Segundo o presidente do consócio e prefeito de Nova Santa Helena, Roque Carrara, há uma diversidade de culturas na região e por isso os prefeitos vão trabalhar no sentido de dinamizar ainda mais as atividades econômicas, visando novos investimentos para os municípios. Em Nova Santa Helena os prefeitos definiram as cadeias produtivas voltadas para hortifrutigranjeiros, fruticultura, piscicultura e apicultura e outras que vão fomentar a economia.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho, explicou que o evento conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Ele ressaltou a importância dos consórcios para o planejamento de ações que fomentem o desenvolvimento econômico nos municípios. “Os municípios estão cada vez mais fortalecidos com a atuação dos consórcios”, assinalou.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional já foi implantado em vários municípios com a finalidade de promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agroindústria e da agricultura familiar. Os municípios contam com uma diversidade de potencialidades econômicas que necessitam de projetos específicos para o seu desenvolvimento.

Na avaliação de Cidinho, os consórcios definem políticas que visam o desenvolvimento das regiões. “Os consórcios têm força e personalidade jurídica, possibilitando aos municípios condições de reivindicar melhorias de infra-estrutura e fomento das cadeias produtivas”, assegurou.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270334/visualizar/