Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 03:14
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


Passadas as eleições, as articulações para a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa ganham força entre os deputados estaduais eleitos. Pelo menos três candidatos já estão pleiteando o cargo de presidente. O consenso até o momento, no entanto, é em torno da reeleição do deputado José Riva (PP) para o cargo de primeiro- secretário. O último representante de Cuiabá que presidiu a Assembléia foi o ex-prefeito da capital, Roberto França Auad, há 18 anos.

Até o momento, as conversas giram em torno dos nomes de Mauro Savi (PPS) Sérgio Ricardo (PPS) e Dilceu Dal’Bosco para a presidência. Porém, uma composição envolvendo dois desses nomes não está descartada. A participação do PMDB na chapa também já é dada como certa, uma vez que assim como o PP, do deputado Riva, elegeu uma bancada de quatro parlamentares.

Uma das vertentes que está ganhando força gira em torno do nome de Mauro Savi para a presidência, Dilceu Dal’Bosco para a primeira vice-presidência, Riva para a primeira secretaria e o recém eleito e segundo mais votado, Walter Rabello (PMDB) para a segunda secretaria. Essa chapa contemplaria os quatro maiores partidos da Casa e teria a representatividade da bancada de Cuiabá, embora não na presidência. v O deputado Dilceu Dal’Bosco afirmou que o PFL já fechou consenso em torno do seu nome para disputar um cargo na Mesa Diretora e que, em princípio, a disputa será pela presidência. Dilceu e Humberto Bosaipo são os únicos parlamentares do PFL que foram reeleitos. “Mas o Humberto Bosaipo já colocou que não vai disputar”, observou.

No PMDB a tendência é de apoio ao nome de Mauro Savi, tendo o recém-eleito Walter Rabello na segunda secretaria. Assim como no PFL, a renovação no PMDB foi grande. Somente o deputado José Carlos do Pátio foi reeleito. “Fechamos a questão de que o partido vai seguir unido e que o Walter tem o apoio de todos”, disse o deputado eleito Juarez Costa.

O deputado, que tem base em Sinop, também afirmou que o seu apoio vai para o deputado Mauro Savi, que representa a região Médio Norte.

Com essas articulações, o deputado Sérgio Ricardo, apesar de representar a capital mato-grossense e ser deputado de segundo mandato, perde força. No entanto, o enfraquecimento da bancada de Cuiabá já foi registrado diretamente nas urnas, uma vez que ela foi reduzida de 11 parlamentares para seis.

Além desses quatro partidos, que somam 18 deputados, restam ainda dois do PSDB, Chica Nunes e Guilherme Maluf, dois do PT, Ságuas Moraes e Ademir Brunetto, um do PDT, Otaviano Pivetta, e um do PTB, Chico Galindo.

Na atual Mesa Diretora, o PMDB ocupa a presidência e o PP a primeira secretaria. Os demais cargos estão distribuídos da seguinte forma: 1ª vice-presidência e 3ª secretaria para o PFL; 2ª vice-presidência e 2ª secretaria para o PPS, e 4ª secretaria para o PP.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270593/visualizar/