Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 02:38

    Imprimir


Começa hoje (06) e vai até domingo (08) o 5º Festival de Siriri e o 1º Festival Gastronômico de Cuiabá. O evento acontece das 19h às 22h no Museu do Rio Hid Alfredo Scaff, no Porto, e tem entrada gratuita. "O Festival não tem caráter competitivo, nossa proposta é congregar pessoas que trazem na vida o propósito da alegria através de sua arte, preservando a tradição desta terra, a cuiabania não de um passado deixado para trás, mas a de todos os tempos", destaca o secretário municipal de Cultura, Mário Olímpio.

Movimentando ganzás, mochos e violas de cocho, saias e corpos, centenas de dançantes e músicos da cultura popular mato-grossenses integram os 24 grupos de diversas comunidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Poconé e Cáceres que participam do evento.

A preparação começou em abril com reuniões com os grupos numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura (realizadora do evento) com a Associação Mato-grossense dos Grupos de Siriri e Cururu. O objetivo da Prefeitura de Cuiabá na aplicação de sua política cultural é fomentar a organização e independência dos grupos de siriri, valorizando uma das mais genuínas manifestações da cultura regional.

Em maio, numa parceria com o Sebrae, aconteceu o 1º Seminário de Siriri e Cururu, com palestras e oficinas sobre política cultural, dança, instrumentos musicais, figurino, produção visual e criatividade. Na Festa de São Benedito da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima (Nossa Senhora do Livramento), grupo formado facilitadores (mestres do saber) em diversos segmentos iniciaram a caravana do siriri.

Em três meses oito comunidades em quatro municípios mato-grossenses receberam visitas de mestres do saber como D. Domingas, Seo Chico, Terezinha, Edilene, Prof. Jô, Anderson, Creuza, Matilde, Zé de Paula, Vera Capilé e Sônia Mazzeto. A escritora Luciene Carvalho acompanhou algumas caravanas como convidada, produzindo poemas sobre cada grupo.

Estrutura - Foram montadas arquibancadas para 5 mil pessoas. O palco tem 8 x 5 metros e mais de 100 mil watts iluminam o tablado de 15 metros quadrados para os mais de mil dançantes que se apresentarão durante os três dias do Festival. Cada grupo poderá se preparar em camarotes individuais (oito por noite) e todas as mulheres serão maquiadas em um camarim especial de O Boticário.

Oito banheiros químicos foram instalados para atender ao público. E além dos cinco restaurantes integrantes do Festival Gastronômico, dentro do Museu do Rio, 20 barracas de lanches e bebidas atenderão ao público do lado de fora.

Parceria - O 5º Festival de Siriri é realizado pela Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Cultura), o Governo do Estado (Conselho Estadual de Cultura) e tem como parceiros o Instituto Usina (que faz a campanha de valorização do bairro do Porto), Sebrae (parceiro que está conjugando ao evento o 1º Festival Gastronômico de Cuiabá), Fecomércio, Senai e empresas como Crystal, Banco Real, O Boticário e Marajá. O Fórum de Turismo de Cuiabá e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também apóiam esta iniciativa.

Serviço - O 5º Festival de Siriri e 1º Festival Gastronômico de Cuiabá acontecem de 06 a 08 de outubro, mo Museu do Rio, no Porto, das 19h às 22h. A entrada é gratuita. Informações: 3025-7490.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270607/visualizar/