Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 20:40

    Imprimir


O juiz Gilberto Vilarindo dos Santos participou nesta quinta-feira (5), de sua última sessão plenária como membro substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O biênio do magistrado, que ocupava a vaga de jurista desde outubro de 2004 venceu na data de hoje.

Com a saída de Gilberto Vilarindo, o novo membro deverá ser escolhido por meio de uma lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, devendo a escolha final partir da Presidência da República. Antes de ingressar na magistratura, Gilberto Vilarindo atuou como servidor público por mais de 20 anos, onde por 10 anos ocupou o cargo de diretor geral do TRE/MT.

Nestas eleições, o magistrado foi designado para atuar como juiz auxiliar da propaganda eleitoral. Em sessão, Gilberto Vilarindo recebeu homenagens dos membros do Pleno, e emocionado agradeceu a todos por meio de leitura de um breve discurso.

Confira a íntegra do discurso de despedida proferido pelo orador do Pleno juiz Renato César Vianna Gomes:

Saudação ao Dr. GILBERTO VILARINDO DOS SANTOS

Agradeço a deferência e registro a minha enorme satisfação pela oportunidade delegada por este pleno de saudar o eminente Dr. Gilberto Vilarindo dos Santos, juiz-membro desta Corte, que hoje se despede em razão do término de seu biênio.

Não faço como despedida porque sei que poderemos contar com o convívio sempre agradável com a pessoa que aprendemos no dia dia a admirar e que particularmente tenho como amigo.

Peço vênia para falar, inicialmente sobre as conhecidas qualidades do Dr. Gilberto arriscando-me a constatar o óbvio. A maior prova desta competência foi dada há pouco, com a realização das eleições passadas, onde o Dr. Gilberto Vilarindo, além de exercer suas funções de membro desta e. Corte, desempenhou ainda com o enorme denodo que lhe é peculiar a árdua função de juiz-auxuliar da propaganda eleitoral. Missão essa executada de maneira ímpar e transparente, dando a mais exata dimensão do exercício da cidadania, de respeito ao cidadão e como não poderia deixar de ser, uma demonstração inequívoca da democracia em toda sua plenitude.

Relembro que o Dr. Gilberto sempre esteve atuando junto a essa Casa, de início como servidor de carreira e agora como membro deste plenário, trilhando o caminho do desafio que a atividade diária exigiu. E aqui vale um registro, é o primeiro servidor desta e. corte que tendo laborado por mais de 20 anos, nas mais diversas funções e chegado a Diretoria Geral, cargo de desempenhou com galhardia por vários anos, e depois disso com todo direito e merecimento foi escolhido e empossado como membro dessa Corte.

Enquanto juiz-membro dessa augusta Casa, desenvolveu seu trabalho de forma exemplar, aplicando o direito com consciência tranqüila, sempre primando pela justiça e independência, mesmo diante de todas adversidades.

Sempre se empenhou em buscar o crescente desenvolvimento do nosso Tribunal, procurando vencer os desafios que se apresentaram, com dedicação, no desiderato maior de servir a Justiça Eleitoral, instrumento indispensável para a nossa democracia.

Como colega de classe, manteve-se fiel, preservando os princípios norteadores da advocacia, equilibrando com louvor o novel, breve e temporário período de judicatura que lhe foi conferido constitucionalmente. Foi e será um exemplo àqueles que vierem ocupar a cadeira reservada aos juristas.

Agradeço ao Dr. Gilberto por ter propiciado a prática permanente do diálogo, do debate — freqüentemente acalorado; se a vezes mais eloqüente, mas sempre leal e construtivo. Não poderia haver exercício mais gratificante do que esse em prol de uma sociedade mais justa e soberana. E V. Exa. sempre lutou e luta no sentido da distribuição de justiça, mas nunca deixou de lado a sua visão social, sempre primando pela efetiva defesa dos direitos dos cidadãos sem qualquer distinção. Nunca pude perceber em suas palavras e ações qualquer gesto em desfavor das classes mais humildes, ao reverso, sempre procurei e procurarei me espelhar em sua conduta retilínea e humilde.

A capacidade, a coragem, o arrojo, a inteligência e, acima de tudo, o respeito às leis que constituem o esteio de nossa democracia são virtudes que considero necessárias e imprescindíveis àqueles que desejam trilhar o caminho da democracia e da justiça. E são atributos que inegavelmente não faltam ao Dr., Gilberto.

Foram essas qualidades que o elevaram a condição que ocupa hoje. E eu sou testemunha da grandeza de suas atitudes em toda sua trajetória, quer como servidor dessa casa, quer como advogado ou ainda no exercício temporário da judicatura eleitoral.

Sucesso Dr. Gilberto e tenha uma certeza que sua passagem por esse sodalício ficará marcada por suas ações sempre leais e justas e que ausência em nosso convívio diuturno seja breve, ou ainda que possamos permanecer sempre próximos o que por certo nos dará uma grande alegria.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270643/visualizar/