Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 14:51
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Ainda este ano técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) participam de pelo menos quatro das maiores e mais importantes feiras internacionais do setor do Turismo mundial. A próxima será a TTG Encontri, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, em Rimini, na Itália. Em novembro, o primeiro evento será a WTM e acontece em Londres, na Inglaterra entre os dias seis e nove.

Além desta, Mato Grosso também participa da Fit Argentina, em Buenos Aires, entre os dias 25 e 28 de novembro e a Achmart, que será realizada em Santiago, no Chile, entre 30 de novembro e dois de dezembro. “Além destes, faremos mais quatro workshop em parceria com os outros Estados do Centro-Oeste. As datas e os locais ainda não foram definidos”, anuncia a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis.

Ela explica que a escolha das feiras para divulgar o Estado é definida em conjunto com o trade de turismo de Mato Grosso. “No ano passado fizemos workshops especiais para mostrar os potenciais turístico, econômico, histórico, cultural e natural de Mato Grosso. Estivemos nos Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica”, explica a secretária.

Embora o retorno da participação de Mato Grosso nestes eventos ainda não seja palpável, Yeda ressalta que a secretaria tem a meta de aumentar o fluxo de turistas em 5% ao ano. Segundo ela, o trabalho realizado em 2004 foi muito bom e com isso em 2005 esta meta foi atingida e até superada. Já em 2006, em função de algumas dificuldades como a flutuação do dólar, as dificuldades enfrentadas pela Varig e também a Copa do Mundo, está um pouco mais difícil de alcançar o objetivo. “Mesmo assim, a avaliação que temos das pousadas mato-grossenses é de que até agora o resultado está sendo positivo. Até o fim do ano temos certeza que alcançaremos nossa meta”.

Chicago

No final de setembro o coordenador de eventos, José Humberto Falcão e a assessora de projetos, Thais Quintão, técnicos da Sedtur participaram da IT&ME, em Chicago, nos Estados Unidos. Ao todo foram distribuídos 50 quites, o equivalente a de 70 quilos de papel. “Além do material institucional do Governo de Mato Grosso, havia folders de promoção e divulgação das operadoras e da rede hoteleira de Mato Grosso”, explica Falcão.

Segundo Thais foram feitos 50 contatos diretos, ou seja, a entrega dos quites e uma conversa mais detalhada sobre o potencial turístico de Mato Grosso. “Priorizamos os paises de maior interesse para o Estado. Conversamos com representantes da Itália, Espanha, Suíça, Portugal, França, China e Japão”, revela entusiasmada com o trabalho.

Falcão conta que após o primeiro contato, os representantes da China, Itália e França buscaram mais informações sobre o agronegócio no Mato Grosso. O coordenador de eventos explica que o quite também continha informações sobre agropecuária. “Isso despertou o interesse destes paises”, salienta.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270727/visualizar/