Posto telegráfico de Porto Experidião começa a ser revitalizado
Os postos telegráficos de Pontes e Lacerda e Santo Afonso também serão revitalizados. A Prefeitura de Pontes e Lacerda já deu início ao processo licitatório para começar as obras. O fundo estadual destinou à cidade o montante de R$ 79,8 mil. Em Santo Afonso o processo de recuperação está em andamento.
Em todo o Estado, existem hoje 24 postos telegráficos. Segundo o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, é de suma importância a restauração e preservação destes postos telegráficos, pois fazem parte da história do centenário da Comissão Rondon, usado como linha estratégica do Mato Grosso. “Precisamos preservar a história de Rondon”, ressaltou.
Comissão Rondon-
Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, Mato Grosso, em 5 de maio de 1865. Se mudou para Cuiabá com sete anos. Aos 27 anos ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás, entre Cuiabá e o Araguaia, e uma estrada de Cuiabá a Goiás. Já em 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras de Paraguai e Bolívia. Em 1906 encontrou as ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia. Um ano depois, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, foi nomeado chefe da comissão que deveria construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, primeira a alcançar a região amazônica, e que foi denominada "Comissão Rondon". Seus trabalhos desenvolveram-se de 1907 a 1915.
Comentários