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Registros provam que Legacy não atendeu rádio antes da colisão
O G1 apurou que a Aeronáutica já tem provas de que o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) tentou por várias vezes entrar em contato com o piloto e o co-piloto do jato Legacy ao constatarem que o jatinho se encontrava na área em que ocorreu o acidente, mas não obteve resposta. Existem registros de todas as comunicações feitas entre o Centro e as aeronaves que está monitorando.
Antes de entrar na área onde ocorreu a colisão, o Cindacta falou com o piloto do Legacy várias vezes. Mas ao chegar na área onde o jatinho bateu no avião da Gol, o piloto e o co-piloto não atenderam mais às chamadas. A comunicação estava normal entre o jatinho e o centro até então.
Quando entrou na área de colisão, o jatinho aparecia nos radares do Cindacta sem a definição da altura que se encontrava, conforme registrou o radar (primário) do centro. Com isso o controlador de vôo acionou um segundo radar (secundário) para tentar se comunicar novamente com o piloto ou o co-piloto do Legacy e não conseguiu. Segundo apurou o G1, o Cindacta "fez várias chamadas quando o avião se encontrava na área do acidente e não obteve respostas".
A Aeronáutica também não acredita que existiram problemas de comunicação entre o Cindacta e o jatinho, porque várias aeronaves que se encontravam naquele momento na mesma região, inclusive um avião de passageiros da TAM, responderam normalmente às chamadas do Centro.
O G1 apurou que as hipóteses sendo estudadas pela Aeronáutica para a falta de comunicação com o piloto e o co-piloto do Legacy são de que teriam desligado ou diminuído o volume do rádio, ou então por não ter ninguém na cabine.
A tese de defeito no transponder do Legacy, outra hipótese estudada, também não está sendo comprovada porque tanto no início da viagem, como no pouso de emergência, o aparelho estava funcionando normalmente.
O transponder fica no painel do avião e envia para o radar em terra um sinal com todas as informações sobre o vôo, como altura e velocidade. Quando está ligado, o transponder também aciona o sistema anti-colisão - uma área de proteção em volta do avião, emitindo sinais eletrônicos para os outros aviões. Com o transponder com defeito ou desligado, o Legacy não perceberia a aproximação do avião da gol e vice-versa.
Antes de entrar na área onde ocorreu a colisão, o Cindacta falou com o piloto do Legacy várias vezes. Mas ao chegar na área onde o jatinho bateu no avião da Gol, o piloto e o co-piloto não atenderam mais às chamadas. A comunicação estava normal entre o jatinho e o centro até então.
Quando entrou na área de colisão, o jatinho aparecia nos radares do Cindacta sem a definição da altura que se encontrava, conforme registrou o radar (primário) do centro. Com isso o controlador de vôo acionou um segundo radar (secundário) para tentar se comunicar novamente com o piloto ou o co-piloto do Legacy e não conseguiu. Segundo apurou o G1, o Cindacta "fez várias chamadas quando o avião se encontrava na área do acidente e não obteve respostas".
A Aeronáutica também não acredita que existiram problemas de comunicação entre o Cindacta e o jatinho, porque várias aeronaves que se encontravam naquele momento na mesma região, inclusive um avião de passageiros da TAM, responderam normalmente às chamadas do Centro.
O G1 apurou que as hipóteses sendo estudadas pela Aeronáutica para a falta de comunicação com o piloto e o co-piloto do Legacy são de que teriam desligado ou diminuído o volume do rádio, ou então por não ter ninguém na cabine.
A tese de defeito no transponder do Legacy, outra hipótese estudada, também não está sendo comprovada porque tanto no início da viagem, como no pouso de emergência, o aparelho estava funcionando normalmente.
O transponder fica no painel do avião e envia para o radar em terra um sinal com todas as informações sobre o vôo, como altura e velocidade. Quando está ligado, o transponder também aciona o sistema anti-colisão - uma área de proteção em volta do avião, emitindo sinais eletrônicos para os outros aviões. Com o transponder com defeito ou desligado, o Legacy não perceberia a aproximação do avião da gol e vice-versa.
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270975/visualizar/
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