Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 15:43

    Imprimir


A Sociedade Galega de História Natural de Ferrol recuperou um crânio completo de cetáceo que poderia datar de "5 ou 10 milhões de anos" atrás e que pertence à família dos zifiídeos, segundo fontes da entidade.

O fóssil foi entregue no sábado por um pescador local aos responsáveis da instituição após ficar preso na rede do barco em que trabalhava no litoral da Galícia, no noroeste da Espanha. A rede estava a uma profundidade de 300 metros. Este exemplar corresponde a uma espécie da família dos zifiídeos, que por sua vez deriva da família dos Basilossauros, que foi formada no período Mioceno, há aproximadamente 20 milhões de anos.

Responsáveis da entidade acham que este exemplar poderia ser do Mioceno tardio, ou Plioceno, que data de "5 ou 10 milhões de anos".

A descoberta do fóssil ocorreu em uma área de grande riqueza paleontológica, em uma jazida não explorada devido às dificuldades de acesso, segundo as fontes.

Neste mesmo lugar foram encontrados restos de cetáceos primitivos, como a mandíbula de um esqualo de 15 milhões de anos atrás.

Até o momento se aprofundou no estudo de cetáceos fósseis encontrados em terra firme no Paquistão ou na Patagônia, mas a existência de exemplares marítimos em "bom estado de conservação como este é escassísima", acrescentaram os responsáveis da sociedade.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271055/visualizar/