Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 17:54
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Dando continuidade à política de formação de multiplicadores em Educação Ambiental em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará na próxima quinta-feira (05) e sexta-feira (06) mais um curso do “Projeto de Educação Ambiental – PrEA”, em Rondonópolis (a 218km de Cuiabá).

Desta vez, o curso será aplicado a 330 pessoas, entre professores, alunos e membros da comunidade, de 19 municípios da região Sul do Estado. O curso do PrEA já foi oferecido a mais de 550 pessoas de municípios de quatro regiões do Estado, sendo 11 do Médio-Norte; 22 do Sudoeste; 18 do Leste e de toda a Baixada Cuiabana. Essas pessoas são responsáveis por multiplicarem o conhecimento adquirido durante o encontro em suas comunidades.

Durante o curso, as pessoas têm a oportunidade de discutir e divulgar os projetos na área ambiental que estão sendo desenvolvidos pelas escolas da rede estadual de ensino e nas comunidades em seu entorno. O encontro visa também à construção de novos projetos ambientais escolares e comunitários.

Os cursistas ainda aprendem novas técnicas de manuseio de material reciclável com as oficinas temáticas, a “Origami – A arte de dobrar papel”, ministrada pelo técnico da Seduc, Luiz Carlos Trovo, a “Arte”, da professora Elzira e a “Máscaras e outras idéias com papéis”, das servidoras Ângela Maria dos Santos e Giselly Gomes.

Para aplicar o curso, a Seduc ainda conta com a parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal de mato Grosso (GPEA/UFMT).

O técnicos da Sema, Venina Pedroso de Amorin Campos e Aristides Soares de Andrade, serão os responsáveis pela oficina “Educação Ambiental para a Sustentabilidade dos Manaciais Hídricos”. Já os integrantes do GPEA, Ronaldo Eustáquio Feitosa Senra e Amanda Fernandes do Nascimento, darão a “Oficina para Jovens: COM VIDA E Coletivo Jovem”, e Herman Hudson de Oliveira a “Construção de Instrumentos Musicais”.

A programação da formação ainda prevê a oficina “Educação e Meio Ambiente – Inspiração para Arte e Inserção da Inclusão Social”, que será aplicada pela professora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), de Rondonópolis, Luciane Ribeiro Aporta.

As oficinas acontecerão no período vespertino dos dois dias de encontro. Durante a manhã, ocorrerão as conferências: “Conceitos e Metodologias em Educação Ambiental” proferida pela professora doutora da UFMT, Michele Sato, no dia 05. E no dia 06, “Diversidade Racial e Étnico-Cultural no Meio Ambiente”, ministrada por Angêla Maria dos Santos e “Projeto PrEA”, de Débora pedrotti.

Participantes

As 330 pessoas esperadas para participar do encontro são oriundas dos municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoreo, Primavera do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Sto Antonio do Leste, Tesouro e Rondonópolis.

A solenidade de abertura irá acontecer a partir das 8h de quinta-feira, no Centro Integrado de Ensino (CEI), no bairro Vila Aurora, em Rondonópolis.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271344/visualizar/