Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 08:47

    Imprimir


O tufão Xangsane, um dos mais violentos da última década, custou a vida de pelo menos 249 pessoas desde quinta-feira nas Filipinas e Vietnã, segundo os últimos dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

No total, 207 pessoas morreram no arquipélago das Filipinas, devastado na quinta-feira pelo ciclone tropical, segundo a Defesa Civil, que coordena as tarefas de emergência. O balanço é quase três vezes maior que o anunciado na segunda-feira (76 mortos).

No Vietnã, afetado pelo fenômeno no domingo, as autoridades anunciaram 42 mortes, contra apenas 11 na segunda-feira.

Xangsane, que significa "Elefante" no idioma lao, também deixou 22 desaparecidos nas Filipinas. Este é o tufão mais violento a afetar o país em uma década.

Os esforços para limpar as ruas de Manila das montanhas de escombros prosseguem e as autoridades começaram a examinar a verdadeira magnitude dos danos, ao mesmo tempo que se preparam para a chegada de uma nova tempestade.

A zona industrial do sul de Manila foi a mais afetada, com pelo menos 55 mortos.

"Saltamos sobre o muro, para a casa do vizinho, para salvar nosso filho", disse Rogelio Dayapulit, motorista de ônibus de Antipolo, que retornou para ver a casa em ruínas na zona leste do subúrbio de Manila.

Xangsane provocou o deslocamento de quase dois milhões de pessoas e 171.000 delas permanecem nos centros de socorro. Quase 200.000 casas foram destruídas no país.

As primeiras estimativas extra-oficiais registram danos superiores a dois bilhões de pesos (40 milhões de dólares).

Uma nova tempestade, chamada Bebinca, chegará na sexta-feira ou sábado à ilha de Luzon, a principal das Filipinas, onde fica a capital, advertiu o serviço meteorológico, que emitiu um alerta para as regiões que podem ser afetadas.

No Vietnã, a cidade-província de Danang, uma cidade industrial e portuária do centro do país, foi a mais afetada pela catástrofe, com 26 mortos, segundo o site do Centro Nacional de Gestão de Catástrofes Naturais.

"Seguimos contando. Recebemos números contraditórios e o balanço pode aumentar", advertiu um funcionário dos serviços de resgate para a região central, em Danang.

A província de Thua Thien-Hue, onde fica a antiga capital imperial Hue, ainda não divulgou um balanço preciso de vítimas.

As informações procedentes de várias províncias podem elevar o balanço, já que os rios estão muito acima do nível normal e podem provocar novas inundações e deslizamentos de terra.

Quase 300.000 pessoas foram deslocadas antes da chegada do tufão, uma medida preventiva que segundo a imprensa vietnamita não tem precendentes no país por sua amplitude e que pode ter salvo muitas vidas.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271495/visualizar/