Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 01:09
Por: Luiz Fernando Vieira

    Imprimir


A segunda etapa do Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena - criado para estimular a prática de leitura de textos teatrais e difundir obras consagradas da dramaturgia nacional e mundial - que acontece de hoje a sexta-feira, no Sesc Arsenal, terá como tema a "Palavra Encantada" do mundo infantil. Para desenvolvê-lo, serão trabalhados os textos de Ana Maria Machado e Sylvia Orthof, duas das mais importantes escritoras da literatura infantil brasileira.

O Dramaturgia: Leituras em Cena faz parte de uma iniciativa do Sesc que pretende instrumentalizar e chamar a atenção de diretores e atores para as potencialidades cênicas e para os novos ângulos que cada obra suscita. Na primeira fase, o projeto ofereceu aos participantes uma oficina ministrada pelo ator, diretor e professor Djalma Thurler (RJ). A oficina abordou os temas: Análise de Texto Dramático e Técnicas de Leitura Encenada e os grupos participantes foram: Tibanaré, Pessoal do Ânima, Cia. Porrada e Theatro em Cena.

Desta vez, decidiu-se dar à arte novos olhares e dar aos olhares novas formas de contar o mundo. Então, teatro, cinema, dança e música, mostrarão de forma lúdica em gestos, vozes, sons, imagens e movimentos porque nasceram as palavras.

A programação, que contempla crianças e adultos, trará atividades como a oficina "Conhecendo a Autora", com Nádia Aparecida Correa Castro, que abordará uma "visão biográfica e as características de duas autoras consagradas". Ou ainda o Papo Cerrado, que terá também o tema Palavra Encantada e promoverá o encontro entre o escritor e médico Ivens Cuiabano Scaff e a doutora em Literatura Brasileira e mestre em Teoria Literária Franceli Aparecida da Silva Mello. Os dois trocarão idéias sobre a arte e o universo infantil. Além disso, o público também poderá entrar participar e contribuir para essa troca de impressões.

No palco do teatro, atores e atrizes apresentam obras das duas escritoras. Hoje, às 15 horas, será apresentado No País dos Prequetés, de Ana Maria Machado, que conta a história de Nita, que não aceita a regra dos jogos infantis, onde sempre há alguns mandando e outros obedecendo a ordens. Nita decide fazer uma viagem para descobrir se "a regra" acontece em todos os lugares. Em suas viagens, encontra Prequeté, um filósofo e contestador que não aceita regras e em seu cujo mundo não se é obrigado a nada.

O diretor convidado é Ilson de Oliveira e o elenco contará com Ely Santana, Trícia Marcela, Juliana Santos, Larissa Monique, Priscila Barros, Altiery Dallys, Ilson de Oliveira (Cia. Theatro Em Cena).

Amanhã, no mesmo horário, será a vez de As Cartas não Mentem Jamais, de Ana Maria Machado, que fala sobre um bandido que andou dando sumiço ao dinheiro de outras pessoas. O diretor convidado é Joelson Jogosi e em cena estarão Thereza Helena, João Manuel, Fernanda, Maurício Ricardo, Bruno B. Trento (Cia. Porrada), além da participação do músico Emanuel Vitor.

Na quinta-feira, será a vez de Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina, de Sylvia Orthof. Sinopse: "a locomotiva Leopoldina é uma mãe extremamente preocupada com seu filho Zé Vagão, que está sempre cansado e detesta andar nos trilhos. Dona Estação, a conselheira, tenta conciliar os conflitos que vão surgindo entre os dois. Já a Bruxa Jubilosa, que é defensora das coisas boas da vida, é a favor de Zé Vagão, contradizendo os ensinamentos da mãe Leopoldina e trazendo várias reflexões acerca da relação entre mãe e filho". A direção é de Fernanda Gandes, que integra também o elenco junto com Rogério Santana, Tamara Raiane, Stela Oliveira, Diego Hipio (Cia. Tibanaré).

Na sexta-feira, o espetáculo é O Cavalo Transparente, de Silvia Orthof. Sinopse: "Carmelita perdeu seu vidrinho, onde guardava toda a tristeza do mundo. Com a ajuda de Montaria e seu cavalo transparente, andaram sobre as ondas do mar, passaram pela Gruta dos Ecos, falaram com a ilha deserta e viveram inúmeros mistérios até descobrirem que quem havia roubado o vidrinho jogou o conteúdo no mar, espalhando toda a tristeza pelo mundo afora e deixando a água com gosto de lágrima". O diretor é Eduardo Butakka e os atores Jean Campos, Ana Rosa Fagundes, Thyago Mourão, Monique Gomes, Laura Brito, Driélle Venâncio (Pessoal do Ânima)

No CineSesc o público poderá conferir exibições de filmes que abordem o mundo infantil e distribuição de poesias de Roseana Murray. A idéia central da mostra é unir arte com brincadeira e formar futuros espectadores críticos de cinema, que saibam ler e se divertir com a magia da sétima arte. A seleção de filmes traz obras de qualidade e muita criatividade, privilegiando o conteúdo e não a forma.

Entre os filmes da mostra estão: A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki; O Cavalinho Azul, de Eduardo Escorel; Cine Gibi, O filme -Turma da Mônica, de José Márcio Nicolosi; Vida de Menina, de Helena Solberg.

Serviço - O Sesc Arsenal fica na rua Treze de Junho, s/nº -Porto. Mais informações: 3616-6900.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271614/visualizar/