Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 15:05

    Imprimir


O governador Blairo Maggi, reeleito neste domingo, 1º de outubro, com 65,39 % dos votos válidos, falou na manhã desta segunda-feira (02.10), em entrevista à TV Centro América, sobre como conduzirá o Estado no seu segundo mandato. Depois de agradecer à população pelos votos recebidos nas urnas, Maggi destacou que irá enxugar a máquina pública do Estado. “Várias coisas serão feitas com o objetivo de modernizar ainda mais a administração do Estado de Mato Grosso. Nós vamos buscar uma reestruturação que proporcione mais eficiência e menos gastos internos no governo”, afirmou.

Segundo o governador uma reformulação no governo já vinha sendo estudada por um grupo de pessoas que retomam as discussões esta semana e que algumas mudanças podem ser implementadas já nesta gestão. “A idéia é de que cada vez mais os recursos retornem à sociedade e que não se consumam internamente na máquina”, disse Maggi.

As principais mudanças dizem respeito ao funcionamento do governo. De acordo com o chefe do Poder Executivo, a discussão passa por fusões de secretarias de áreas afins. Ele citou o exemplo das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, mas reforçou que é preciso definir a melhor forma, para que nenhum dos setores sejam afetados. No enxugamento da máquina, Maggi comenta também o caso da Escola de Governo. Ele diz que a idéia é que ela continue a exercer as atividades, mas deixe de ser uma unidade gestora e passe a ser comandada pela Secretaria de Administração.

Questionado sobre a composição do governo e o relacionamento com os partidos que fizeram parte do arco de alianças nestas eleições, Blairo Maggi foi categórico em afirmar que não haverá dificuldades, já que o critério para a formação dos quadros administrativos será técnico com o objetivo de atrair pessoas que tenham visão de atendimento do cidadão. “O governo tem que ser um prestador de serviço para a sociedade e não para o meio político”, afirmou o governador reeleito.

Sobre o relacionamento do Poder Executivo com os novos deputados estaduais que irão compor o Poder Legislativo a partir de janeiro de 2007, Maggi explica que irá manter o respeito à independência dos poderes e que será uma relação institucional. “ O governador pretende manter-se como sempre fez, não interferindo, por exemplo, na condução da composição da mesa, quem será presidente, isso é uma questão da Assembléia Legislativa. Sempre tratei assim e continuará sendo assim”, disse.

Maggi falou ainda sobre Educação, lembrou que trabalhou na reestruturação da Infra-Estrutura das escolas. Construiu 104 escolas novas, reformou mais de 400 escolas e deu grande atenção na formação dos professores. Informou ainda sobre o concurso público.

Ele destacou ainda que o governo quer ver a educação de forma integrada. “Nós temos a Educação profissional, a Unemat, Ceprotec, Fapemat. Quando falamos em atenção especial para a educação, é englobando tudo isso num pensamento único para o Estado de que a educação possa ajudar no desenvolvimento e crescimento econômico de Mato Grosso.

Em todos os temas, Educação, Saúde e carga tributária, o governador reeleito reforçou a informação de que todas as ações passam pela reformulação da máquina administrativa. “Temos que reorganizar o Estado internamente, reduzir os custos para repassar isso à sociedade. Quanto mais eficiente nós formos, mais recursos sobrarão para investir”, completou.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271723/visualizar/