Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 13:56

    Imprimir


O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu nesta segunda-feira à ONU e ao governo do Sudão "dar passos" com vistas à erradicação da violência na convulsionada região de Darfur.

"É importante que as Nações Unidas e o governo do Sudão dêem passos adiante para ajudar a terminar com o sofrimento" em Darfur, disse Bush em reunião com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Além disso, dois ex-funcionários e um congressista americanos pediram nesta segunda-feira que os Estados Unidos liderem uma ação militar contra o Sudão, se Cartum persistir em sua negativa em permitir que as forças de paz da ONU entrem em ação em Darfur.

"É hora de endurecer com o Sudão", pediram nesta segunda-feira Anthony Lake, assessor de segurança nacional no governo de Bill Clinton (1993-2001), Susan Rice, ex-assistente da secretaria de Estado para a África, e o congressista democrata Donald Payne, num artigo de opinião no jornal The Washington Post.

O presidente do Sudão, Omar al-Beshir, se negou a cumprir a resolução da ONU que pede que o país receba 22.000 soldados de paz em Darfur, onde pelo menos 200.000 pessoas morreram em mais de três anos de luta entre os rebeldes e as milícias árabes patrocinadas pelo governo.

O governo sudanês argumenta que o envio de soldados de paz da ONU seria uma ingerência estrangeira e um afronto a sua soberania, o que poderia agravar a situação na região.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271754/visualizar/