Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 10:30

    Imprimir


Com o resultado das eleições, a Câmara Legislativa do Distrito Federal passa por um processo de renovação. Treze eleitos não exercem mandato atualmente, sendo nove estreantes. De acordo com o jornal Correio Brasiliense, a bancada deverá ainda ser favorável ao governador eleito: pelo menos 12 dos 24 eleitos deverão declarar apoio José Roberto Arruda.

Entre as coligações que prestaram apoio direto a Arruda, sete candidatos foram eleitos. O novo governador deverá aumentar a sustentação política na Câmara por despertar a simpatia de integrantes de outros partidos. Benício Tavares (PMDB), por exemplo, declarou apoio a ele antes mesmo da campanha. Jaqueline Roriz (PSDB), filha do ex-governador Joaquim Roriz, é amiga do novo governador e não deve ser problema. Mesmo entre a oposição, que elegeu apenas seis nomes, alguns dos distritais terão dificuldades de criar barreiras a Arruda, em função de antigos laços políticos ou profissionais.

Na oposição, Paulo Tadeu (PT) terá problemas em bater de frente com José Roberto Arruda por causa da base política dos dois. Ambos trabalharam na Companhia Energética de Brasília (CEB), antes de dar início a suas respectivas carreiras políticas. Chico Leite, outro petista, já foi aliado de Arruda no PSDB. Rogério Ulysses (PSB) foi visto algumas vezes ao lado de Arruda durante a campanha.

As urnas ajudaram a pulverizar a composição partidária na Câmara. Hoje, oito partidos se dividem na composição da Casa. A partir do próximo mandato, 14 siglas estarão representadas no Legislativo local. O PMDB do ex-governador Joaquim Roriz perdeu espaço. Das sete cadeiras que a legenda detém até janeiro do próximo ano, passará a contar com apenas quatro. O PT também encolheu ¿ de seis para quatro vagas. O PFL, partido do futuro governador, conseguiu eleger quatro candidatos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271802/visualizar/