Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 10:17

    Imprimir


A coligação pela qual o governador Blairo Maggi se reelegeu também conseguiu fazer uma bancada federal de seis deputados dos quais dois, Pedro Henry (PP) e Wellington Fagundes (PL), são reeleitos. Somente Carlos Abicalil (PT), o mais votado de todos os federais, e a tucana Thelma de Oliveira, não fazem parte da aliança. Mesmo assim, o petista já declarou que está à disposição do governo do Estado e da Assembléia Legislativa para fazer uma convergência com a União.

No total, dos seis federais que disputavam a reeleição quatro foram reeleitos. Celcita Pinheiro (PFL) e Ricarte de Freitas (PTB) não conseguiram voltar. Vale lembrar que os dois, juntamente com Henry e Fagundes, sofrem processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Eles estão na lista dos 67 deputados com indícios de envolvimento com a máfia das ambulâncias. Isto significa que Henry e Fagundes ainda correm o risco de ter os próximos mandatos cassados.

O deputado Carlos Abicalil conseguiu aumentar em mais de 10 mil votos sua votação em relação à sua primeira eleição, em 2002. Só ele e Homero Pereira (PPS) ultrapassaram a casa dos 100 mil votos. Uma surpresa negativa foi a votação do petebista Ricarte. Eleito em 2002 com 66.125 votos, ele teve somente 22,6 mil votos agora.

Pedro Henry foi outro que teve queda expressiva na votação. Campeão de votos na eleição passada (120.846), o progressista que já esteve na lista do mensalão e agora está na lista dos sanguessugas ficou com 73,3 mil votos.

A tucana Thelma, ajudada pela memória do marido Dante de Oliveira, morto em 6 de julho passado, elevou sua votação dos 58,2 mil votos de 2002 para 76,7 mil.

Além de Homero Pereira, os novos nomes que assumem a Câmara no ano que vem são o ex-senador e ex-deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), o deputado estadual Eliene Lima (PP), e o vereador por Cuiabá Valtenir Pereira (PSB). A vaga mais suada foi a do vereador. Ele disputou até o último momento votos com o produtor rural Eduardo Moura (PPS), de Barra do Garças. No final, ficou com a última vaga por 436 votos de diferença.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271814/visualizar/