Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 21:11

    Imprimir


As eleições de 1º de outubro vão renovar todas as 513 cadeiras na Câmara dos Deputados e um terço do Senado, o que corresponde a 27 dos 81 parlamentares dessa Casa.

Na Câmara, a representação estadual segue critérios populacionais, enquanto o Senado destina três assentos a cada um dos Estados e ao Distrito Federal.

Veja a seguir dados sobre o Congresso.

Partidos na Câmara

O maior partido da Câmara dos Deputados é o PT, com 81 parlamentares, dez a menos do que elegeu em 2002. A maior parte deles migrou para o PSOL, que tem sete representantes na Casa.

Logo atrás está o PMDB, com 78 deputados, três a mais do que elegeu em 2002.

O PMDB se tornou a segunda força na Câmara após a desidratação do PFL, que elegeu 84 parlamentares e hoje conta com 64 representantes na Casa.

O PSDB, partido do principal candidato oposicionista à Presidência, Geraldo Alckmin, tem 59 deputados na Câmara, 11 a menos do que obteve nas eleições que deram vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juntos, os partidos atraídos para a base governista, PP, PL e PTB, têm hoje 129 deputados. Após a votação de 2002, as siglas elegeram 101 parlamentares para a Câmara.

Nesta legislatura, a Câmara teve presidentes de três partidos diferentes: PT, PP e PC do B.

Apesar da eleição do deputado Severino Cavalcanti para presidir a Câmara, o PP é apenas a quinta força da Casa, com 50 parlamentares. A sigla ganhou um deputado em relação à votação de quatro anos atrás.

Já o PCdoB do atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo, é a 11a força política na Câmara, com 12 deputados, mesmo número que elegeu em 2002.

PCO e PRP, que têm candidatos à Presidência da República, não têm deputados na Câmara.

Partidos no Senado

O maior partido do Senado, com 20 parlamentares, é o PMDB, que manteve o mesmo número de senadores de 2003, no começo do governo Lula.

Essa vantagem permitiu ao partido eleger os dois últimos presidentes da Casa: José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL).

A segunda maior bancada da Casa é dividida entre PFL e PSDB, com 16 parlamentares cada.

Enquanto os pefelistas perderam dois senadores após a vitória de Lula em 2002, os tucanos ganharam quatro.

O PT tem 12 senadores na Casa, dois a menos que no começo do governo.

Do partido saíram dois candidatos à Presidência e rivais do presidente Lula: Heloísa Helena (PSOL-AL) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

Apesar de contar com o presidente da Câmara, o PCdoB tem apenas um senador: Leomar Quintanilha (TO).

Representação dos Estados

Quando há mudança forte na população dos Estados, também muda a representação na Câmara. Por isso, a lei diz que cada unidade federal deve contar com pelo menos quatro deputados.

Na Câmara, a maior bancada é a paulista, com 70 representantes. Logo atrás estão a mineira, com 53, e a fluminense, com 46 parlamentares.

Fora do Sudeste, a Bahia é o Estado com mais representantes na Câmara, com 39 deputados. O quinto maior colégio eleitoral brasileiro fica no Rio Grande do Sul, que escolhe 31 parlamentares para a Casa.

Dez Estados têm apenas 8 deputados cada: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. O Distrito Federal também tem 8 deputados federais.

No Senado, cada Estado tem três parlamentares.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272541/visualizar/