Ministério deixa MT em alerta devido aumento dos casos de dengue
O Ministério da Saúde colocou, ontem (25), 8 Estados em alerta por causa do aumento nos casos de dengue. Mato Grosso está entre eles. A incidência da doença aumentou 184% e chega a 345 casos por 100 mil habitantes. Ano passado, no mesmo período, era três vezes menor.
De janeiro até agora, o estudo do governo federal aponta que Mato Grosso teve 10.765 pessoas notificadas com dengue ante 3.791 constados ano passado, na mesma época.
Outro motivo de preocupação em Mato Grosso é a confirmação que o DENV-4 também está circulando. O levantamento aponta que é um dos quatro sorotipos que circula no Brasil, corresponde a 52,6% das amostras analisadas. A gravidade e os sintomas (febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros) são iguais para os quatro tipos de vírus.
A situação é mais grave no vizinho, Mato Grosso do Sul, onde o índice de infestação subiu 4.757% - o maior em todo o país. A incidência é de 1.677 casos para 100 mil habitantes. Só perde para o Paraná onde o índice de infestação cresce 3.235%.
Comentários