Campanha contra raiva imuniza quase 20 mil animais
Na zona urbana, foram vacinados nos 57 postos instalados, 16.488 cães e 1.387 gatos. Já na área periurbana, as equipes de campanha que percorreram nove localidades de casa em casa, vacinaram 1.483 cães e 283 gatos.
De acordo com o relatório da Vigilância, as clínicas veterinárias que ofertaram a vacina gratuitamente no dia “D” da campanha foram os postos fixos mais procurados da cidade. Imunizaram 1.044 animais. Na zona rural, a campeã de imunização foi a equipe itinerante do Capão do Pequi, com 352 animais vacinados.
Segundo a diretora de Vigilância Ambiental, Vilma Juscineide da Silva, o resultado alcançou 43% da expectativa. “A nossa estimativa é de vacinar cerca de 45 mil animais até o dia 30 deste mês, final da campanha. Esperamos chegar a pelo menos 90% da meta”, diz Vilma.
Mas para quem não vacinou o seu animal (cão ou gato) no dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação anti-rábica acontece permanentemente. Basta levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Paiaguás, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17 horas, segundo avisa a diretora.
Desde que a campanha foi iniciada no município a Vigilância de Saúde Ambiental já disponibilizou 41,6 mil vacinas (zonas rural e urbana). No último sábado, por exemplo, o número de cães vacinados foi superior à meta estabelecida para o dia, que era 17 mil.
SERVIÇO: Mesmo depois da data, o Centro de Controle de Zoonozes continua aplicando as vacinas gratuitamente, bastando que o dono leve o animal até a sede da unidade. O endereço é: Rua 40 – s/n, bairro Paiaguás, nos fundos do Centro de Tradições Gaúchas. Telefones 3688-3186 ou 3688-3187.
Comentários