Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 08:51
Por: Elizabeth Lopes e Carolina Ruh

    Imprimir


Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quarta-feira apontam para o mesmo cenário: se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, seria reeleito já no primeiro turno.

Segundo os números divulgados, na noite desta quarta-feira, no Jornal Nacional, da Rede Globo, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 47% da pesquisa anterior, o candidato da coligação PSDB-PFL, Geraldo Alckmin, tem 32% das intenções de voto, contra 33 da pesquisa anterior, a candidata do PSOL, Heloisa Helena, tem 8% das intenções, mesmo porcentual da mostra anterior, o candidato do PDT, Cristovam Buarque manteve os 2% das intenções de voto e a candidata do PRP, Ana Maria Rangel, registrou 1%, mesmo índice da mostra anterior. Votos brancos e nulos somaram 4% e indecisos 5%.

De acordo com o instituto, que realizou a pesquisa entre os dias 25 e 26 deste mês, com 3010 eleitores de 200 municípios do País, a vantagem de Lula frente a todos os adversários é de cinco pontos porcentuais. Na simulação de segundo turno, Lula ficou com 52% das intenções de voto, contra 50% da pesquisa anterior e Alckmin ficou com 40% das intenções, contra 41% da mostra anterior.

Na pesquisa Datafolha, Lula manteve os 49% de intenções de voto verificados na última sondagem do instituto, em 23 de setembro. Alckmin cresceu 2 pontos percentuais, passando de 31% para 33%. A diferença entre Lula e a soma das intenções de votos dos demais adversários ficou em 6 pontos porcentuais. Em um eventual segundo turno, Lula venceria Alckmin por 52% a 41%, ante 54% a 39% da pesquisa anterior.

A candidata do PSOL ficou com 8%, ante 7% da pesquisa anterior, e Cristovam Buarque ficou com 2%. Ana Maria Rangel (PRP), José Maria Eymael, (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não totalizaram 1%. Lula obteve 53% dos votos válidos, Alckmin, 35%, e Heloísa Helena, 9%. Brancos e nulos somaram 4%, indecisos totalizaram 3%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Ao longo desta semana, os resultados de pesquisas divulgadas foram tratados de forma polêmica. O fato é que os principais institutos de pesquisa de opinião divergiram sobre a vantagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva sobre a soma dos candidatos de oposição. Para o Ibope, a vantagem, na última apuração, era de três pontos. O Datafolha dizia que eram oito. Já o Sensus apontava para 15 e o Vox Populi dizia 17.

Avaliação do governo Na avaliação do governo Lula, segundo os números do Ibope, 44% consideraram bom e ótimo, frente a 43% da pesquisa anterior, 35% consideraram regular, contra 36% da mostra anterior e 21% consideraram ruim ou péssimo, contra 20% da mostra anterior. A margem de erro é dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo 19547/2006.

Na pesquisa Datafolha, 47% consideraram a administração do petista como boa ou ótima, ante 46% da pesquisa anterior. O governo foi avaliado como regular por 34%, mesmo índice da pesquisa anterior, e os que apontaram como ruim ou péssimo caiu de 18% para 17%. Não souberam ou não informaram ficou em 1%.

A pesquisa Datafolha foi registrada em 23 de setembro no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 19635/2006, foi contratada pela Empresa Folha da Manhã, em parceria com a Globo Comunicação e Participações. A sondagem foi realizada hoje com 7.528 eleitores de 368 municípios de todo o País.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272914/visualizar/