Mais de 450 mil estudantes farão Enade este ano
Os coordenadores de cada um desses cursos haviam cadastrado, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (Inep), a lista de todos os alunos habilitados a participarem do Enade – o que resultou num total de 821.281 estudantes ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Ingressantes são aqueles que tenham cumprido de 7% a 22% da carga horária total do curso. Concluintes são aqueles que já cumpriram mais de 80% da carga horária total ou concluirá o curso no ano letivo de 2006 Desse universo, o Inep selecionou os participantes, dentro de critérios estatísticos. Farão a prova 269.450 ingressantes e 193.715 concluintes.
A responsabilidade pela comunicação ao estudante selecionado cabe aos coordenadores de cada curso, que podem consultar, mediante senha, a lista dos participantes. No entanto, para garantir ampla divulgação, o Inep decidiu, neste ano, tornar disponível, em sua página eletrônica, a lista de selecionados, por curso e Unidade da Federação.
A participação no Enade – para aqueles alunos escolhidos pelo Inep – é condição fundamental para a conclusão de curso superior. A falta do aluno implica em sua não colação de grau. Com a ampla divulgação da lista de selecionados, elimina-se a possibilidade de ausência por desinformação.
O Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) – faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o Sinaes a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.
Curiosidade – O Enade é feito por amostragem. Este ano, de 821.281 estudantes aptos a participar, 463.165 foram selecionados, o que dá um percentual de 56,4% de participantes. No entanto, a prova será censitária para os estudantes de Arquivologia e de Teatro pois, como o universo de alunos desses cursos aptos a fazer o Enade é pequeno (733 no primeiro e 2135 no segundo), todos os ingressantes e concluintes dessas duas áreas terão que fazer o Exame. (Assessoria de Imprensa Inep/MEC)
Comentários