Professor da UFMT apresenta trabalho em congresso internacional
Com o trabalho, desenvolvido em parceria com a professora Miriam Raquel Ferreira, do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, da rede municipal de Sinop, pretende-se iniciar projeto na área de Educação de Surdos no Campus da UFMT naquela cidade. A professora tem especialização em Educação Especial pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (Fafijan/PR).
O trabalho a ser apresentado relata os primeiros passos do projeto ``Sinalizando a Física``, cujos objetivos são o ensino de conceitos físicos a estudantes surdos e a implantação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos "Édouard Huet" na UFMT, campus de Sinop. O Iunmat, por sua vez, tem por meta ampliar a pesquisa a outras áreas das ciências.
´´Realizamos então, entrevistas com integrantes da Associação de Surdos de Sinop, visando a conhecer seus desejos e necessidades em relação à Educação``. observa. Com isso foi identificada a importância do apoio familiar e de instituições de ensino no processo educativo da comunidade surda. De acordo com Fabiano Cardoso, o estudo apresenta também a, ´´ainda insuficiente, ação municipal para a inclusão escolar dos Surdos``.
Nos encontros, diz o professor, ´´também esperamos ter acesso a materiais didáticos e de pesquisa nesta área, além de buscar apoio e parcerias com pesquisadores``.
Comentários