Inscrições para cursos de qualificação movimenta Ganha Tempo
Para participar é preciso residir na Capital, ter mais de 16 anos, estar desempregado e inscrito no Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine/MT). No momento da inscrição é necessário apresentar carteira de trabalho e documentos pessoais.
Já pensando na melhor forma de atender aos candidatos e evitar tumultos, o Sine distribui senhas aos trabalhadores interessados. As inscrições serão feitas até às 17h e, só no período da manhã, mais de 500 senhas foram distribuídas e mais de 300 pessoas inscritas. “A maior procura é pelo curso de telemarketing, pelo qual o interesse maior parte das mulheres. Já os homens procuram muito pelo curso de montagem, manutenção e configuração de micros, um curso que exige conhecimento básico em informática. Homens acima de 25 anos procuram bastante também pelo treinamento em mecânica de refrigeração doméstica “, destacou a coordenadora do Sine, Daniela Morelli.
Gonçalina da Silva Campos, 27 anos, está desempregada no momento. Para ela que já trabalhou como camareira, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de laboratório, uma vaga no curso de telemarketing é a chance de mudar de área e conseguir um emprego. “A qualificação profissional é essencial para que eu volte ao mercado de trabalho, que está hoje competitivo e exige capacitação. Já fiz um curso de informática particular e paguei R$ 350. A vantagem agora, é que se conseguir a vaga no curso, não pagarei nada por isso”, disse.
Vielza Freire Pereira, 19 anos, também está desempregada há um ano. Já trabalhou como doméstica, mas agora quer mesmo é entrar para o mercado de mecânica de refrigeração doméstica. “Sei que são mais os homens que procuram por este curso, mas tenho um grande interesse no ramo. Essa é minha primeira qualificação profissional e espero que me ajude a conseguir um emprego”.
Sérgio Vinícius, 21 anos, já foi arquivista de uma operadora de telefonia e hoje, busca uma vaga no mercado da informática. “Me inscrevi para o curso de montagem, manutenção e configuração de micros e já tenho um pouco de experiência. Meu irmão trabalha nesta área e a intenção é me capacitar para trabalharmos juntos. O mercado da informática está em expansão e oferece bons salários”.
Cursos
Para o curso de telemarketing com ênfase em informática são oferecidas 40 vagas, sendo necessário a criação de duas turmas. Já as demais capacitações oferecem 20 vagas cada. Todos os treinamentos iniciam em outubro e serão ministrados no Centro de Educação e Tecnologia do Senai (Fiemtec). A carga horária dos treinamentos é de 180 a 200 h/a.
A seleção dos candidatos será realizada pelo Sine, Senai e Conselho Estadual do Trabalho, nesta quinta-feira (28.09). Na sexta-feira (29.09), será divulgado no mural do Sine a lista com os nomes dos selecionados.
Comentários