Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 08:51

    Imprimir


O governo da Indonésia vai realocar mais de 3 mil famílias que tiveram suas casas danificadas depois dos deslizamentos de terra provocados por um abalo sísmico na Ilha de Java. A ordem para que as pessoas fossem retiradas do local partiram do governo da indonésia, alegando que "não há mais condições para a habitação humana no local".

Djoko Kirmanto, ministro da Segurança Social afirmou que trabalhos para evitar mais estragos do vulcão iriam continuar até que os cientistas concluíssem que não havia mais chances do fim das atividades do vulcão, que está há quatro meses, soltando aproximadamente 126 mil metros cúbicos de lavas por dia.

O governo tem a intenção de jogar a lama que atingiu a ilha no oceano. O ministro do Meio Ambiente, Aburizal Bakri, que tentou evitar que a lama fosse jogada ao mar alegando que isso afetaria o meio ambiente, afirmou que o material não é tóxico e que agora aceita o plano das autoridades.

Kirmanto afirmou que uma linha de trem e uma rodovia que estão interditadas pela lama vão ser desviadas e as represas do local vão ser reforçadas para evitar novos deslizamentos no período das chuvas.

Basuki Hadi Muljono, líder do governo, afirmou que os reparos do desastre a transferência das famílias vai custar aproximadamente 162 milhões de dólares ao país.

Especialistas afirmam que a quantidade de lava registrada é a maior da história da ilha, e vem de aproximadamente 6 mil metros abaixo da terra, pressionada pelos abalos sísmicos e pelo acúmulo de gases de hidrocarboneto.

Na manhã desta quarta-feira, manifestantes protestaram contra o Bakrie, jogando lama em frente ao ministério. Eles pedem que algo seja feito para ajudar as mais de 10 mil pessoas que estão desabrigadas.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273132/visualizar/