Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 07:32

    Imprimir


O tufão Xangsane atingiu a região central das Filipinas nesta quarta-feira, detendo cerca de 3.500 passageiros de balsas no porto, já que os ventos de até 150 quilômetros por hora impediram a saída dos barcos.

Autoridades de gerenciamento de desastres advertiram para o perigo de enchentes e deslizamentos de terra com a chegada do Xangsane à província central de Samar, seguindo na direção noroeste.

"Suspendemos as operações portuárias para evitar possíveis acidentes", disse a repórteres Anthony Golez, chefe do Conselho Nacional de Coordenação de Desastres, acrescentando que cerca de 80 ônibus, 61 carros e 115 caminhões estão parados em terminais de balsas.

"Cerca de 3.400 passageiros vão passar a noite nos terminais até que o tufão se afaste e o mar se acalme", acrescentou.

O serviço de meteorologia disse que o Xangsane pode se aproximar da capital Manila na noite de quinta-feira.

Se continuar no ritmo atual, a tempestade deverá atingir a praia popular de Da Nang, no Vietnã, no começo da próxima semana. Moradores da região no sopé do vulcão Mayon, na província de Albay, no centro das Filipinas, foram advertidos a não entrarem na área de perigo de 8 quilômetros ao redor da cratera, por temores de que os ventos lancem lama e pedras pelas laterais da montanha.

O Mayon, destino turístico popular, vem lançando lava, lama, pedras enormes e gases tóxicos desde julho, mas o governo rebaixou o nível de alerta ao redor do vulcão neste mês.

Especialistas advertiram na quarta-feira que ainda há "boas chances" de uma erupção no Mayon, depois que foram registrados sete terremotos vulcânicos e 18 tremores nas últimas 24 horas.

Outro vulcão ativo, o Taal, a apenas 60 quilômetros ao sul de Manila, mostrou sinais de atividade sísmica no final da segunda-feira e foram registrados aumento nos terremotos vulcânicos.

"Esses tremores foram acompanhados por sons violentos", disse o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, em comunicado emitido na quarta-feira. "Mas ainda não há indício de erupção iminente".

As Filipinas ficam em uma região de forte atividade sísmica no Oceano Pacífico, conhecida como "Anel de Fogo", e está exposta a desastres naturais, como terremotos e erupções vulcânicas, bem como a enchentes causadas por tufões e tempestades tropicais.

No pior desastre dos últimos anos, mais de 5.000 pessoas morreram na ilha central de Leyte, em 1991, em enchentes provocadas por um tufão.

Em 2004, cerca de 1.800 pessoas morreram ou desapareceram em uma série de tempestades. Entre elas, 480 morreram em deslizamentos de lama que cobriram três cidades na província de Quezon, no leste do país.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273165/visualizar/