AL debaterá condições do comércio de fertilizantes
Para Lopes há necessidade de um maior conhecimento sobre o assunto tanto da parte dos produtores como dos fabricantes e vendedores de fertilizantes. “A falta de informação tem gerado prejuízos inestimáveis tanto para os produtores como para os fabricantes”, disse o parlamentar.
As questões a serem esclarecidas, segundo Lopes, vão desde a rotulagem a leitura correta dos indicadores, da fiscalização e repressão à venda de produtos falsificados: “uma imensa gama de variáveis que merecem ser discutidas em proveitos de todos e principalmente da produção e produtividade da nossa agropecuária”.
Entre as preocupações de produtores a escolha certa do fertilizante. Face às determinadas necessidades nutricionais do solo e das culturas, deverão ser escolhidos os fertilizantes que permitam corrigir essas necessidades. A escolha do fertilizante mais adequado depende de vários fatores, como o tipo de solo e da cultura, das características climáticas da região e da técnica de aplicação do fertilizante. Por isso, é importante que as embalagens contenham dados que esclareçam ao consumidor. Preocupação que estará presente na discussão a ser realizada na Assembléia Legislativa ainda este ano.
Comentários