Ônibus novos passam a circular a partir de segunda-feira
Em busca de oferecer um serviço com mais conforto e segurança aos motoristas, cobradores e usuários do sistema, a nova frota será toda climatizada, com três saídas de emergência (inclusive no teto), bancos revestidos para os passageiros e cadeiras adaptadas para motoristas e cobradores , buscando evitar problemas de saúde, que afetam principalmente a coluna dos trabalhadores do transporte coletivo e assentos que evitam concentração de calor. Os 20 novos veículos têm motor eletrônico Volkswagen, tacógrafo para controlar a velocidade e carroceria Marcopolo, conforme os padrões exigidos pelo Sistema Nacional de Trânsito.
Outra novidade é a instalação de câmeras de vídeos nos veículos, que buscam coibir assaltos e ações de delinqüentes que apavoram os trabalhadores e usuários do sistema. Esse circuito de segurança no transporte coletivo foi lançado em Cuiabá pela Norte Sul, e ajudou a Polícia Militar a identificar este ano indivíduos que praticam onda de violência na Capital, danificando inclusive os carros.
De acordo com o presidente da Princesa do Sol, José Renato Bandeira Leal, mais da metade da frota da empresa agora possui ar condicionado. “Com a entrega de novos veículos serão retirados de circulação 20 carros do ano 1998”, observou. A Princesa do Sol, em circulação desde 2003, investiu em torno de R$ 4.760.000,00(quatro milhões setecentos e sessenta mil reais) com os novos veículos.
A Norte Sul foi a primeira empresa a fazer a renovação da frota. Entre maio e junho deste ano, a empresa colocou em circulação 30 carros “zero quilômetro”, todos com ar condicionado, letreiro digital, som ambiente e motor eletrônico. O investimento foi de R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais). Até dezembro as empresas Pantanal Transportes e Age Transportes farão a entrega oficial de 49 novos veículos à administração municipal e ao usuário do sistema de transporte coletivo da Capital.
Comentários