Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 19:44

    Imprimir


A partir desta segunda-feira (25.09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre inscrições para 120 vagas temporárias em Várzea Grande - um período de seis meses a um ano. As vagas serão distribuídas para auxiliar censitário administrativo (cargo que exige ensino médio concluído), agente censitário municipal (exige ensino médio), agente censitário supervisor (exige ensino médio) e recenseador (exige ensino fundamental concluído).

No Estado, serão oferecidas 1.694 vagas. Os trabalhadores vão atuar no censo agropecuário e na contagem da população, que serão realizados pelo IBGE no ano que vem.

"Os funcionários contratados participarão da contagem da população e do censo agropecuário de Várzea Grande", informa o chefe da Agência de Pesquisa e Disseminação da Baixa Cuiabana do IBGE, Aurélio Levi. Ele esclarece que será realizada uma contagem, onde, ao contrário de um censo, terá questionários com menor número de perguntas. "Será um questionário simplificado", resume.

Pela primeira vez, os novos agentes do IBGE terão tecnologia de ponta. Cada um deles estará munido com um notebook (computador portátil). Com isso, o processamento das informações será on-line. Após preencher o questionário no computador, o agente enviará para uma central de dados que irá automaticamente fazer a tabulação.

"Teremos um processamento de dados em tempo real. Nem precisa dizer que vamos ganhar em agilidade", observa Aurélio.

O diretor do IBGE esclarece que esse trabalho censitário deveria ocorrer no ano passado, mas por falta de verba, foi transferido para este ano. Entre abril e agosto do próximo ano, o IBGE pretende concluir os trabalhos de coleta e processamento de dados.

A remuneração varia de R$ 576,00 a R$ 800,00, sendo que os recenseadores recebem por produção, não têm salário fixo. A carga horária é de 40 horas semanais. A previsão é de que as inscrições estejam abertas na segunda quinzena de outubro e as provas sejam realizadas em dezembro. A contratação dos trabalhadores temporários com ensino médio está prevista para fevereiro e, em abril, os recenseadores devem começar a trabalhar.

Informações mais detalhadas serão divulgadas no site do IBGE (www.ibge.gov.br ) após a publicação do edital do processo de seleção.

CENSO POPULACIONAL - O secretário Braga acrescenta que, no último censo, Várzea Grande ganhou mais de 300 quilômetros quadrados de área do município, passando de 628 para 925 quilômetros quadrados. "Ainda não sabemos o tamanho do Produto Interno Bruto que ganhamos dessa área vindo de Nossa Senhora do Livramento. O mais importante mesmo é sabermos de fato qual a população de Várzea Grande cujo número ainda é apenas estimado", declarou.

CENSO AGROPECUÁRIO - Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Zito Portela, o censo agropecuário é importante na medida em que se tem o número exato do rebanho, da produção de peixe e do artesanato que é forte na zona rural. "Com um número real será possível planejar e executar as obras. Vamos poder ganhar em qualidade nos projetos".





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273517/visualizar/