Índios Paresí participam de curso de operação de implementos agrícolas
As aulas foram ministradas em uma sala de aula instalada na aldeia Bacaval, a cerca de 50 km do centro de Campo Novo do Parecis, na estrada que leva ao município de Sapezal. Além dos índios da Bacaval participaram ainda representantes das aldeias Vale do Papagaio, Chapada Azul, Catyola e Formoso. Todos da etnia Paresí.
O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, o Sindicato Rural e o Senar-MT. O secretário Luiz Fernando, que ainda não havia sido apresentado à comunidade indígena, aproveitou a ocasião para conhecer a aldeia.
Luiz Fernando, que assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico em maio, garantiu aos índios que os projetos iniciados na gestão do secretário Antônio de la Bandeira serão mantidos. Afirmou também que a secretaria já tem novos projetos, como o da implantação de pomares e hortas nas aldeias, com início previsto para a estação chuvosa. O secretário pediu a colaboração da comunidade indígena na definição dos cursos para a aldeia e ouviu pedidos das mulheres de um curso de pintura em tecido.
Comentários